Grupo 6 – Ana Paula

Este post refere-se a atividade 3 da etapa 4 do dia 15/06/2016

Ferramentas-colaborativas-1

Fonte: http://www.luhguedes.com/ferramentas-de-colaboracao-para-melhorar-o-seu-conteudo/

Poderíamos integrar em uma Unidade de Informação, uma das ferramentas colaborativas mais utilizadas atualmente, as redes sociais, que se transformaram em um dos mais importantes canais de contato entre o público e a unidade de informação. Os principais objetivos das ferramentas colaborativas dentro de uma U.I. são os seguintes:

  • Rapidez de atualização de conhecimentos para os usuários;
  • Ampliação do diálogo e intercâmbio de informações úteis à U.I.;
  • Motivação dos usuários para conhecer ou continuar frequentando a U.I.;
  • Melhorias na satisfação dos usuários à partir da troca de experiência entre pessoas de diferentes localidades.

Vamos pegar o exemplo da Biblioteca Nacional, onde as ferramentas colaborativas, além de viabilizarem a divulgação de mensagens informativas sobre a BN para um público amplo, a presença desta no Facebook e no Twitter também funciona como canal de feedback, permitindo que os internautas façam perguntas e tirem suas dúvidas diretamente.

-biblioteca-nacional-

Fonte: https://www.bn.br/noticia/2015/07/biblioteca-nacional-alcanca-170-mil-seguidores-facebook

A FBN também se destaca no Twitter e no Blog, com mais de 92 mil seguidores, além das publicações regulares no site oficial que alcança milhares de leitores no Brasil e no exterior. A presença da FBN na internet é reforçada com a disponibilização de mais de 1,4 milhões de documentos, fotos, obras e mapas digitalizados e acessíveis na BNDigital.

Serviços inovadores para Unidades de Informação

INOVACAO

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/03/qual-e-o-problema-das-redes-sociais.html

As ferramentas colaborativas, surgem como um ambiente em que a cooperação e a participação dos seus usuários são um fenômeno social, onde os seus participantes produzem e distribuem conteúdo com base em uma cultura de comunicação aberta. Baseando-se nesta premissa, escolhemos as Wikis para realizarmos os serviços inovadores na U.I., onde as Wikis são páginas da Web nas quais os próprios usuários constroem o conteúdo, sendo assim uma espécie de enciclopédia livre, em que qualquer pessoa pode publicar, modificar e melhorar seu conteúdo.

what-we-do-icon

Fonte: http://www.pcformat.com.br

O nome fictício seria WikiBiblio, a ferramenta estaria ligada diretamente à U.I., onde sua principal função seria o compartilhamento de referências de materiais encontrados na U.I. pelos próprios usuários, funcionando da seguinte forma:

  1. O usuário encontra o material que procura;
  2. Ele julga necessário compartilhar o que encontrou;
  3. Entra no sistema da U.I. que é vinculado ao WikiBiblio;
  4. Compartilha no WibiBiblio a referência do material;
  5. Coloca a imagem do documento para facilitar à outros usuários;
  6. O usuário que irá gerenciar os comentários da postagem.

A WikiBiblio seria uma ótima ferramenta para as bibliotecas em geral, e ainda mais utilizada no ambiente acadêmico, pois quando os usuários de uma sala de aula estão pesquisando sobre algum trabalho que precisam fazer, e um deles encontra o material que será necessário para a pesquisa, este pode compartilhá-lo no WikiBiblio, e assim facilitaria para os outros acadêmicos também à encontrar o que procuram.

Referências

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Biblioteca Nacional alcança 170 mil seguidores no Facebook. Disponível em: <https://www.bn.br/noticia/2015/07/biblioteca-nacional-alcanca-170-mil-seguidores-facebook>. Acesso em: 20 jun. 2016.

ROSA, Raphael. Entenda o que são as ferramentas colaborativas e por que sua empresa precisa delas. Disponível em: <http://blog.algartelecom.com.br/inovacao/entenda-o-que-sao-as-ferramentas-colaborativas-e-por-que-sua-empresa-precisa-delas/>. Acesso em: 20 jun. 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s