Grupo 5 – Rocelle – Líder da Etapa 4

SERVIÇOS INOVADORES EM PORTAIS WEB

FERRAMENTA DE PREVENÇÃO DE SUICÍDIO DO FACEBOOK

facesuicidio

   Fonte: Jornal Montes Claros

        Justifica-se por ser uma ferramenta gratuita e que maior parte dos usuários tem acesso. Portanto, além de oferecer um apoio inicial aos usuários com sintomas depressivos, acaba-se tendo conhecimento sobre o perfil do mesmo e suas necessidades, podendo melhorar o atendimento de todos e trabalhando na inserção e acessibilidade, no qual, muitas questões pessoais ou sobrecarga de estudos, trabalho e responsabilidades do dia a dia podem levar a psicossomatização que poderá acarretar em depressão e levar ao suicídio.

Na atual sociedade, a responsabilidade social reconhecida pelo seu valor cultural e moral, tendo seu princípio ligado a ética, engloba questões que tem muito haver com o papel desenvolvido por profissionais na sociedade. No campo da ciência da informação e da Biblioteconomia, essa responsabilidade também tem haver com as tecnologias da informação que trazem várias mudanças de paradigmas nos espaços políticos, econômicos, sociais e educacionais, que afetam diversos grupos. (FONSECA, 2010)

     

Objetivo

        Criar um serviço de apoio psicológico dentro da própria UI, tanto para usuários quanto para funcionários. Disponibilizar a ferramenta nas máquinas dispostas na Instituição, assim que o usuário utilizar o Facebook e postar algo desconfortável ou ameaçador, o próprio Facebook, poderá notificar a UI trazendo as informações sobre o usuário e seu comportamento, fazendo com que o usuário receba o atendimento devido, pela Instituição.

integrar

TECNOLOGIA DE CONECTIVIDADE SEM FIO DE CURTO ALCANCE NFC

NFC

 Fonte: site NFC

      Melhorar o atendimento e o serviço dentro da UI, diminuindo as filas de devolução, empréstimo e pagamento de multas, trocas de informações e materiais de consulta, melhorar a acessibilidade.

Objetivo

     Agilizar o processo de trabalho e recuperação de informação, tornando o ambiente confortável para o usuário.

Existem dois processos passivos e ativo:

  • Passivo não envolve alimentação elétrica, sendo assim, os objetos recebem etiqueta
  • Ativo envolve dois dispositivos que geram sinal de rádio.

      A princípio seriam colocados chips dentro dos cartões dos usuários e etiquetas em outros dispositivos que não recebem alimentação elétrica, tendo como base a comunicação passiva, permite leitura ou alteração de dados existentes em um dispositivo NFC.

   Em questão da segurança esse modo de operação dificulta consideravelmente a interceptação do sinal, embora não torna essa ação impossível.

  • Vale frisar que o NFC é, até certo ponto, baseado no RFID (Radio-Frequency Identification).
  • Reconhecida pela norma ISO/IEC 18092 em 2003.
  • NFC to Speech é acessível para deficientes visuais. A tag é incorporado na carta. O conteúdo da carta digitalmente é armazenada no tag e seu lugar é marcado em Braille.

NFC.UI

 

REFERENCIA

FONSECA, Juliana Soares da; SOUSA, Hellys Patrícia Morais de; SANTANA, Vanessa Alves. A responsabiblidade social do profissional da informação diante de suas habilidades informacionais. 2010. Disponível em: <https://petbciufscar.files.wordpress.com/2014/03/artigo.pdf&gt;. Acesso em: 20 jun. 2016.

INFOWESTER. O que é NFC (Near Field Communication)? Disponível em: <http://www.infowester.com/nfc.php&gt;. Acesso em: 20 jun. 2016.

LENHARO, Mariana. Facebook lança ferramenta de prevenção do suicídio junto a CVV. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/06/facebook-lanca-ferramenta-de-prevencao-ao-suicidio-junto-ao-cvv.html&gt;. Acesso em: 20 jun. 2016.

ORG, Nfc Forum. NFC em Ação. Disponível em: <http://nfc-forum.org/what-is-nfc/nfc-in-action/&gt;. Acesso em: 21 jun. 2016.

ATIVIDADE DO LÍDER

TABELA1

TABELA

Deixe um comentário