Grupo 3 – Vitória

Este post se refere à atividade 3 – Etapa 4 – do dia 15 de junho.

FERRAMENTAS COLABORATIVAS

G_fba869a08fac036
Fonte: ATA NEWS, 2015

As ferramentas colaborativas são softwares que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum (PROFESSOR RICARDO, 2012). Estas ferramentas podem auxiliar muito em Unidades de Informação como forma de compartilhamento, um contato maior e mais dinâmico com o usuário,   e principalmente a disseminação da informação, está que é a principal função e papel da classe.

A biblioteca Jurídica é uma Unidade de Informação que pode ser pioneira em utilizar uma destas ferramentas colaborativas: o Fórum de discussões.

forum1
Fonte: RANDOL FOREGLY, 2013

 

(…) o fórum pode ser definido como um espaço de discussões em torno de temas propostos por seus participantes. Neste aspecto, o fórum parece ser o instrumento mais adequado para o aprofundamento reflexivo dos usuários do ambiente mencionado (OLIVEIRA, [20–]). Assim, o fórum pode se tornar um serviço inovador na biblioteca jurídica que utiliza o Sistema Pergamum, pois este não possui nenhum serviço de discussão, como diz Guilhen, Torino e Tavares (2013 p. 1) “O tema inovação não deve ser entendido como novidade e sim uma necessidade para as bibliotecas de instituições públicas (…)” sendo que o fórum não se trata de uma novidade, mas quando aplicada a uma realidade pouco aplicada se torna algo inovador.

forums-buttonEste Fórum servirá para discussões, dúvidas e compartilhamentos entre os usuários, as editoras e os bibliotecários, servindo como canal para opiniões, lincando também redes sociais e videos onde as editoras poderão estar apresentado as novidades da área jurídica

Deste modo a ideia seria  criar um novo ícone no Meu Pargamum para o Fórum, onde para participar desta  ferramenta é necessário que o usuário esteja cadastrado na Unidade de Informação. O usuário poderá entrar em fóruns, neste primeiro momento, com bibliotecário e editora, assistir videos de novidades e se conectar nas redes sociais da Instituição, a pagina proposta ficará como a representada na imagem a seguir:

FONTE: o autor.
FONTE: o autor.

REFERÊNCIAS:

FOREGLY, Randol. Ambiente de aprendizado e tutoria. Curso de Formação em EAD com Ênfase em Tutoria CEDERJ – Tutoria 2013. Disponível em: <http://randolforegly.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html> Acesso em: 22 jun. 2016.

NEWS, Ata. Fórum lança programa para desmistificar 25 crenças sobre redes sociais. 2015 Disponível em: <http://www.atanews.com.br/materias/3-noticias/3470-forum-lanca-programa-para-desmistificar-25-crencas-sobre-redes-sociais/> Acesso em: 22 jun. 2016.

OLIVEIRA, Gerson Pastre de. O fórum em um ambiente virtual de aprendizado colaborativo. [20–] Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/267714580_O_FORUM_EM_UM_AMBIENTE_VIRTUAL_DE_APRENDIZADO_COLABORATIVO&gt; Acesso em: 22 jun. 2016.

RICARDO, Professor. Ferramentas colaborativas. 2012. Disponível em: <http://rialez.blogspot.com.br/2012/03/ferramentas-colaborativas.html&gt; Acesso em: 22 jun. 2016.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s