Grupo 1 – Madeleine

Este post é referente a etapa 4 – atividade 3 do dia 15 de junho 2016

Ferramentas colabolativas

Imagem 1 – Ferramentas colaborativas

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Fonte: <https://ch2acomunicacao.files.wordpress.com/2016/03/midias_sociais.png&gt;.

1. Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidades de informação?

   Com o advento da tecnologia, a velocidade que as informações se disseminam e a popularização das redes sociais e de compartilhamento, usuários de diversos  tipos de produtos e serviços demandam que estes também estejam presentes em suas realidades tecnológicas cotidianas. Redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Tumblr, Blogs, Google Plus podem ser utilizadas para integrar ferramentas colaborativas em uma UI.

   A interação entre os profissionais da informação e os usuários, se torna muito mais rápida e eficaz com a integração das ferramentas colaborativas. Esclarecimento de duvidas por chats ou publicações sobre novidades na UI no Facebook podem ser visualizados quase que instantaneamente. Postagens de fotos da biblioteca, seus eventos e informações sobre algumas obras podem ser visualizadas no Instagram da unidade. São diversos os mecanismos e possibilidades de utilização das ferramentas, é indispensável que UI esteja sempre atualizando o conteúdo dessas redes, de forma atrativa ao usuário afim de aumentar a visibilidade da instituição.

2. Que tipo de serviços inovadores para unidades de informação podem ser gerados com este tipo de ferramenta?

Fonte: Twitter

Twitter – Com o limite de 140 caracteres, essa ferramenta pode ser utilizada para compartilhar pequenos resumos de livros, noticias sobre a UI com links que direcionam ao site da instituição além de noticias pertinentes sobre educação e cultura. Outro recurso é disponibilizar obras de acesso livre para download aos usuários que fizerem um retweet da publicação sobre a obra.

Fonte: YouTube

YouTube – Ferramentas como o YouTube podem auxiliar na disseminação de cursos de capacitação,publicações de audiolivros gratuitos, tutoriais de como utilizar o site e o catalogo da instituição. São comuns canais do YouTube direcionados à educação ou à divulgação cientifica se manterem financeiramente por Crowdfunding. A biblioteca que produz conteúdos audiovisuais pode utilizar esse mecanismo para elevar a qualidade dos seus videos. O financiamento torna possível a contratação de profissionais qualificados e relevantes na área para ministrar minicursos, além de possibilitar um conteúdo personalizado aos usuários financiadores, que além de opinar sobre o tema dos minicursos e sugestões em geral, como os usuários não pagantes, recebem conteúdo exclusivo como apostilas e eBooks.

 

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