Grupo 1 – Aline Viani Brito

Post referente a Atividade 3 da Etapa 4 para o dia 22 de Julho de 2015

Responder com exemplos as seguintes questões:

  1. Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidades de informação?

A web vem se tornando um meio de comunicação social poderoso para disseminar a informação e o conhecimento. Ela oferece condições que podem e devem ser aproveitadas pelas bibliotecas. BRITO E SILVA (2010).

A integração de sistemas colaborativos pode ser feita através de um planejamento de gestão estratégica, visando o marketing de bibliotecas, sendo assim a implementação de diversas ferramentas colaborativas é facilitada, como por exemplo as redes sociais, as quais, hoje, abrangem boa parte da população mundial. Entre elas estão Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Skype, entre outras.

Além das redes sociais podemos pensar em outras formas de ferramentas que colaborem com o sistema, podemos citar como exemplo a Biblioteca Pública de New York, além de possuir as redes sociais mais acessadas hoje em dia, ela tem uma ferramenta  muito interessante que consiste em um canal de atendimento online para usuários, ou seja, um departamento especializado em responder dúvidas e questionamento dos usuários, que funciona 24h, durante os sete dias da semana. Funciona como um chat online, onde qualquer dúvida pode ser retirada, facilitando a comunicação, aproximação e interação entre unidade de informação e usuário.

O chat online é benéfico pois reduz os custos da unidade de informação, facilita a retirada de dúvidas e melhora a satisfação do usuário.

IND

Fonte: (http://www.nypl.org/get-help)

IND2

Fonte: (http://www.questionpoint.org/crs/servlet/org.oclc.admin.BuildForm?&page=accessable&institution=10208&queue=NYPL&type=2&language=1)

  1. Que tipo de serviços inovadores para unidades de informação podem ser gerados com este tipo de ferramenta?

Podemos citar  a rede social YouTube, que conecta a unidade de informação ao mundo todo, basta o usuário inscrever-se no canal e acompanhar as novidades através dos vídeos. A unidade de informação pode fazer contações, entrevistas com autores, envios com enfoque em temas específicos para determinado público, palestras, eventos culturais, capacitações online e até mesmo reuniões através de live streams, que consistem em transmissões ao vivo.

youtube-344107_960_720

Fonte: (https://pixabay.com/static/uploads/photo/2014/05/14/14/17/youtube-344107_960_720.png)

Seguem alguns exemplos de Unidades de Informação que possuem o YouTube como ferramenta colaborativa:

ind3

Fonte: (https://www.youtube.com/user/NewYorkPublicLibrary/featured)

ind4

Fonte: (https://www.youtube.com/user/BibliotecasUNED)

 

Aline Viani Brito

 

REFERENCIA

BRITO, Jorgivânia Lopes; SILVA, Patrícia Silva. A biblioteca 2.0 e suas ferramentas de colaboração e interação: como aplicá-las no fazer bibliotecário?. Biblionline, v. 6, n. 1, Não paginado, 2010. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000009192/ace160ebc59391ab4d5d233a8f5b3218>. Acesso em: 21 Jul 2016.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s