GRUPO 05- JONARA DE ALMEIDA

Este post é referente à atividade 03 da etapa 04 para o dia 22/06/2016.

 

ATIVIDADE 01 – FERRAMENTAS COLABORATIVAS

1)      Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidade de informação?

Social-media.jpg

Hoje em dia com o avanço da tecnologia e aumento da informação foi-se necessário criar meios para ampliar a disseminação da informação, mas não foi só a informação que aumentou, o numero de usuários também, e não só isso, o usuário tornou-se mais exigente e seletivo quanto à informação que consome, com isso foi necessário o surgimento de novas ferramentas colaborativas.

politicas-redes-socias-internaSendo assim, a web 2.0 surge como um ambiente em que a cooperação e a participação são um fenômeno social, onde os participantes produzem e distribuem conteúdo com base em uma cultura de comunicação aberta, possibilitando a interação por meio de ferramentas onde não é necessário um conhecimento precedente em linguagens informáticas.

 

Com isso permite com que as páginas da web modifiquem sua estrutura tornando-as dinâmicas, onde o usuário pode expor seu conhecimento próprio, interagindo assim com os outros usuários. Ou seja, agora o usuário pode buscar interagir e expor seus conhecimentos e compartilhar.

Para integrar ferramentas colaborativas em Unidades de Informação é possível acrescentar ao sistema da unidade redes sociais como, por exemplo, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, dentre outros para maior integração entre a instituição e seus usuários.

blog (1)

Uma ótima ferramenta colaborativa seriam Blogs, onde o mesmo seria integrado ao site das bibliotecas, para complementar e auxiliarflickr_logo os blogs outra ferramenta na atualidade que tem sido de grande valia é o Flickr, pois ambas as ferramentas casam muito bem e muitos blogueiros a utilizam para salvar suas imagens.

 

2)      Que tipo de serviços inovadores para unidades de informação podem ser gerados com este tipo de ferramentas?

blog.jpg

Como essas duas ferramentas (Blog e Flickr integrado ao site da biblioteca) é possível implementar um serviço inovador para a Unidade de Informação.

22962.37322-Flickr

Flickr para os usuários postarem imagens das obras que tenha interesse em obter informação a respeito, onde o Flickr organizaria e classificaria as fotos por meio de tags atribuídas pelos próprios usuários, onde os mesmos poderiam organizar suas fotos através de álbuns (fotos de determinadas obras, autor) e os agrupar em coleções. O blog responderia acrescentando as informações das obras postadas no Flickr pelos usuários, como por exemplo, que obra é aquela, sua autoria, editora, resumo da obra, valor, locais de aquisição… , dando prioridade as tags de maior utilização.

 

REFERÊNCIAS:

Disponível em:<http://www.tecmundo.com.br/imagem/779-o-que-e-flickr-.htm.> Acessado em: 21 de jun. de 2016.

DUTRA, Moisés Lima. Web colaborativa (Web 2.0). Florianópolis, 2016. 57 slides, color.

Disponível em:<https://www.google.com.br/search?q=flickr&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiy3JLcrbvNAhXFFpAKHdKuAdoQ_AUIBigB#imgdii=yIgdNgD7sWtlLM%3A%3ByIgdNgD7sWtlLM%3A%3BE0e5VSvA-i96_M%3A&imgrc=yIgdNgD7sWtlLM%3A.> Acessado em: 21 de jun. de 2016.

Disponível em:<https://www.google.com.br/search?q=flickr&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiy3JLcrbvNAhXFFpAKHdKuAdoQ_AUIBigB#tbm=isch&q=blogs&imgdii=tQ_BC5_hqWNDhM%3A%3BtQ_BC5_hqWNDhM%3A%3BAGgcdg6b3GnP7M%3A&imgrc=tQ_BC5_hqWNDhM%3A.> Acessado em: 21 de jun. de 2016.

Disponível em:<https://www.google.com.br/search?q=flickr&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiy3JLcrbvNAhXFFpAKHdKuAdoQ_AUIBigB#tbm=isch&q=blogs&imgrc=tQ_BC5_hqWNDhM%3A.> Acessado em: 21 de jun. de 2016.

Disponível em:< https://www.google.com.br/search?q=flickr&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiy3JLcrbvNAhXFFpAKHdKuAdoQ_AUIBigB#tbm=isch&q=web+2.0&imgrc=o4_qaT6oAAp2RM%3A .> Acessado em: 21 de jun. de 2016.

Disponível em:<https://www.google.com.br.>Acessado em: 21 de jun. de 2016.

Disponível em:<www.reimaginecomunicacao.com.br.>Acessado em:21 de jun. de 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s