Grupo 3- Joselaine

Este post é referente á atividade do dia 15 de junho de 2016.

Integração de Ferramentas Colaborativas

Imagem 1: Ferramentas colaborativas

A evolução da tecnologia da informação de certa forma vem atingindo a Ciência da Informação, com isso as bibliotecas estão evoluindo tecnologicamente para atender os usuários, que cada vez estão mais exigentes e os profissionais da informação são de extrema importância para fazer o elo entre os usuários e a tecnologia informacional.

Podemos citar como exemplo, uma Biblioteca que utiliza do Sistema Pergamum, onde poderíamos implementar links que direcionam o usuário para as redes sociais da Biblioteca, como o Facebook (serve como ferramenta de marketing para a divulgação dos serviços da Biblioteca, através dele é possível promover eventos, treinamentos e programas), YouTube (é possível criar canais com canais com temáticas específicas e os usuários podem postar comentários, críticas, sugestões e opiniões), Instagram (é possível o compartilhamento de fotos e vídeos da Unidade de Informação. entre outras ferramentas tecnológicas. Por meio dessas ferramentas,  seria possível não apenas a comunicação e a divulgação, mas também a colaboração, participação e interação, entre Unidade de Informação e Usuário.

Após concluir a etapa de implementar as ferramentas tecnológicas no Sistema Pergamum, é plausível que a Unidade de Informação ofereça serviços inovadores para os usuários. Acredita-se as redes sociais podem contribuir na melhoria da comunicação e serviços das Bibliotecas.

Serviços Inovadores

Imagem 2: Instagram

Exemplo de serviço inovador utilizando o Instagram como ferramenta

           

O Instagram é uma ferramenta que permite o compartilhamento de fotos e vídeos, pode ser utilizado como uma ferramenta que possibilita manter o usuário informado sobre as novas aquisições, lançamentos de obras da Biblioteca. Além de divulgar fotos de treinamentos e palestras. É possível também divulgar imagens da equipe e do perfil da Biblioteca; Compartilhar a história da Biblioteca postando fotos ao longo dos anos e, ainda, incentivar o usuário a comentar complementar o conteúdo postado.

As redes sociais são uma alternativa para que as Unidades de Informação se mantenham atuantes, participativas e colaborativas e com um processo de comunicação ativo com seus usuários.Atuam como um  canal de comunicação entre a Biblioteca e os seus Usuário e vice-versa, Bibliotecas e outras Bibliotecas e entre os próprios usuários entre si.

REFERÊNCIAS:

AGUIAR, Giseli Adornato de. Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório na UNESP, UNICAMP e  USP.2012. 184f. Dissertação ( Mestrado em Ciência da Informação)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

Imagem 1: Ferramentas colaborativas. Disponível em <http://www.waoni.net/wp-content/uploads/2014/11/Social-media-management.png&gt;. Acesso em: 17 de jun. de 2016.

Imagem 2: Instagram. Disponível em: <https://lh3.googleusercontent.com/aYbdIM1abwyVSUZLDKoE0CDZGRhlkpsaPOg9tNnBktUQYsXflwknnOn2Ge1Yr7rImGk=w300&gt;. Acesso em: 17 de jun. de 2016.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s