Grupo 1- Rosane Pinho

Etapa 4 – Atividade 3 15/06/2016

1.Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidades de informação?

As ferramentas colaborativas são softwares que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de cooperação, construção do conhecimento, inteligência coletiva e atividades de colaboração podem ser potencializadas. O suporte ao trabalho em grupo acontece na superação de limitações geográficas e temporais, de modo que o partilhar de informações possa ocorrer a qualquer tempo e lugar, dinamizando o processo de tomada de decisões. Em geral, essas ferramentas permitem a comunicação através de chat, vídeo, áudio-conferência, ou uma combinação desses recursos. Como apoio à produção coletiva, algumas ferramentas oferecem ainda possibilidades de interação por meio de funcionalidades de texto, quadro branco, diagramas, desenhos ou apresentações. A seguir, algumas ferramentas colaborativas. 

Ferramentas de comunicaçãoÁudio e Videoconferência – Skype, ICQ.

Ferramentas de escritaGoogle Docs, Wikispace, Twiki,

Ferramentas de gruposGoogle grupos, Yahoo grupos, Windowslive.

Ferramentas de publicação de áudio e vídeoGoogle vídeo, Youtube, Teachertube,

O Prezi é uma ferramenta de apresentação que usa a Web como plataforma e permite a construção colaborativa. É interessante como ferramenta de reunião da equipe.

O Google Docs (http://docs.google.com) permite a interação e o intercâmbio de ideias, a possibilidade de trocar informações, interferir nos processos de construção do conhecimento e um cenário de coparticipação e coautoria. A suíte de aplicativos do Google Docs proporciona recursos de colaboração avançados. Projetada para compartilhar arquivos e fazer produções em equipe, a suíte funciona inteiramente no ambiente virtual em tempo real. No editor de textos é possível ver as colaborações dos editores, que compartilham com várias pessoas a produção de um mesmo documento. Em paralelo, outros recursos apoiam a comunicação e a interação do grupo, como a bate-papo, ou ainda, o espaço colaborativo para desenhos e ilustrações, entre outros.

2.Que tipo de serviços inovadores para unidades de informação podem ser gerados com este tipo de ferramenta?

Serviços do tipo blog podem auxiliar o trabalho do profissional e de equipes de trabalho de muitas formas. Como muitas bibliotecas universitárias o Google Docs funciona como editor de textos, na construção do Biblionotícias, que adota as seguintes sessões:

  • Homenagem aos funcionários que trabalham na Biblioteca,
  • Aniversariantes do mês, uma forma de lembrar de todos colaboradores,
  • Palavra do usuário – recebidos por e-mail durante o mês corrente;
  • Dicas de motivação, que podem favorecer ao bem estar físico e psicológico dos leitores,
  • frase de efeito para incitar a reflexão dos leitores.

 

Referencias:

LOPEZ, R.A. Ferramentas colaborativas. Rio Grande do Sul, Marco de 2012. Disponível em: https://www.blogger.com/profile/07531965485096543981. Acesso em:19 /06 /2016.

MARTINS, Camila Quaresma. Gestão do Conhecimento Para Serviços de Informação: Análise de Produtos e Serviços Inovadores em Bibliotecas Universitárias. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Pelotas, v. 26, n. 1, p.9-30, 2012. Disponível em: <https://www.seer.furg.br>. Acesso em: 19 jun. 2016. 

LIMA, Diana Maria Flor de; BEZERRA, Fabíola Maria Pereira; QUEIROZ, Nirlange Pessoa de. ESCRITA COLABORATIVA NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: O USO DO GOOGLE DOCS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DOCPLAYER, Ceará, p.1-11, 2011. Disponível em: <http:docplayer.com.br>. Acesso em: 21 jun. 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s