Ana Carolina Sanches – Grupo 06


Este post é referente a etapa 4 – atividade 3 do dia 15 de junho 2016

1- Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em Unidades de Informação?

Um sistema colaborativo permite que um grupo de trabalho, mesmo que disperso geograficamente, possa trabalhar em conjunto e comunicar-se de forma efetiva, compartilhando documentos, executando fluxos de trabalho ou processos de negócios. Ocorre a complementação de capacidades, conhecimentos, esforços individuais e a interação entre as pessoas com entendimentos, pontos de vista e habilidades complementares.

Colaborando, os membros  de um grupo têm retorno para identificar, nos primeiros momentos, inconsistências e falhas em seu raciocínio e, de forma, conjunta, podem buscar ideias, informações e referências para auxiliar na resolução dos problemas. O grupo tem maior capacidade de gerar criativamente alternativas, levantar vantagens e desvantagens de uma cada uma, selecionando as viabilidades para tomada de decisões.

Trabalhar em grupo trás motivação para os membros da equipe, pois seu trabalho estará sendo observado, comentado e avaliado por pessoas de uma comunidade da qual eles fazem parte. Ao argumentar com outros integrantes, os participantes trabalham ativamente seus conceitos, raciocinando sobre eles e melhorando-os.

Para apoiar toda essa colaboração em grupos e construir conhecimentos, é necessária a adoção de ferramentas que suportem todo este contexto colaborativo. Essas ferramentas são sistemas colaborativos apoiados sobre a internet.

WHATSAPP

Fonte: <www.tecmundo.com.br480 × 495>

O WhatsApp foi lançado oficialmente em 2009 pelo Yahoo, uma das maiores empresas americanas de serviços para a internet com sede em Santa Clara na Califórnia, Estados Unidos. Atualmente é compatível com todas principais marcas e sistemas operacionais de Smartphones do mundo.

O WhatsApp é visto como uma substituição ao SMS, por ser mais prático e econômico. Em 2014 foi vendido para o Facebook por aproximadamente 16 bilhões de dólares e os fundadores ainda foram introduzidos ao conselho administrativo do Facebook.

Em Janeiro de 2015 o WhatsApp anunciou a possibilidade de usar o software na web, através do navegador do Google Chrome. Entre as funcionalidades está a criação de grupos de contatos, envio de fotos, vídeos, mensagens de vós, emoticons e alterar as mensagens de Status, assim como era possível no MSN Messenger.

CLIPPING

Fonte: <www.pmeportugal.pt802 × 581>

Clipping é o processo de selecionar noticias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem coleciona. Pode desenvolver o trabalho de clipagem em redes sociais, blogs, Webjornais, rádio e televisão. No Brasil o termo é difundido como forma de pesquisa contratada sobre determinadas noticias.

2 – Que tipo de serviços inovadores para Unidades de Informação podem ser gerados com este tipo de ferramenta?

Integrar o trabalho de clipagem de noticias de sites e revistas especializadas na área de medicina a Biblioteca Central da Faculdade de Medicina da USP. Através da criação de um grupo no WhatsApp, o nome do grupo será Amigos da Biblioteca de Medicina USP e todos os alunos cadastrados na biblioteca poderam ser adicionados ao grupo e assim receberam os links relacionados, além da troca instantânea de mensagens de texto, vídeos, fotos através de uma conexão a internet.

2

Grupo B.M.USP.

 

 

Referências trabalho do Moisés (etapa 4)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s