Grupo 5- Maria esilda Rosa

Este póst é referente a atividade 3 etapa 4 dia 22 junho 2016.

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Atividade 1

Responder com exemplos as seguintes questões: 1. Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidades de informação?

Sistemas Colaborativos são ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos. Essas ferramentas devem ser especializadas o bastante, a fim de oferecer aos seus usuários formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes. Percebe-se com isso que o objetivo dos Sistemas Colaborativos é diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo (CAMARGO, KHOURI, GIAROLA, 2005).

ferramentas colaborativas 1

 

Exemplos:

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Sistemas colaborativos de gerenciamento de conteúdo –Ferramentas para publicação automatizada com a participação de diversas pessoas e grupos na elaboração do conteúdo.

Real Time Collaboration Tools (RTC) (áudio/vídeo/data conferencing) Ferramentas de colaboração síncronas que usam áudio, vídeo e dados.

. Virtual Team Tools (DPM, virtual team and process-oriented tools) – Ferramentas para grupos de trabalho. Dividem-se em três classes:
Gerenciamento distribuído de projetos.
Local de trabalho virtual
Processos e workflow

. CRM Colaborativo (customer resource management) (CRM) –Ferramentas para auxilio a processos de venda e atendimento a clientes.

. Portais e Comunidades On-line

Ferramentas para comunidade virtuais para troca de informações e idéias.

. Ferramentas e infra-estrutura para colaboração Wireless

Ferramentas para mensagens em dispositivos wireless. Normalmente se integram
com as demais soluções de colaboração.

ícones 2

 

  1. Que tipo de serviços inovadores para unidades de informação podem ser gerados com este tipo de ferramenta?

Blog que possibilita a construção edição de conteúdo, publicação e compartilhamento de conteúdo.

Chat de troca de informação, exemplo, integra ele no pergamum, possibilitando o contato direto com bibliotecário e usuário com usuário, onde ambos compartilhasse informação, e conteúdo.

ferramentas colaborativas 2

Referencia :

CAMARGO, Álvaro Antônio Bueno De. KHOURI, Lourdes Halim El e GIAROLA, Paulo César. O Uso de Sistemas Colaborativos na Gestão de Projetos: Fatores Relevantes para o Sucesso. Trabalho de Conclusão de Curso. Fundação Instituto de Administração – FIA. 2005.

LAUDON, Kenneth C. Laudon, LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital; Tradução Arlete Simille Marques; revisão técnica Erico Veras Marques, Belmiro João. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

CAMARGO, Álvaro Antônio Bueno De. Gestão Colaborativa – Metrô de São Paulo. São Paulo, SP – Dias 26/11/2004, 02 e 03/12/2004

Site Usability First (http://www.usabilityfirst.com/groupware)

Imagens retirada do blog cin5018 e google imagens. https://www.google.com.br/search?q=ferramentas+colaborativas&client=opera&hs=wo1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwin6P_itrTNAhVDGZAKHRxSDvUQ_AUICCgB&biw=1366&bih=658#imgrc=_

 

 

 

 

Acessado em: http://imasters.com.br/artigo/4655/gerencia-de-ti/sistemas-colaborativos-conceito-caracteristicasdes-e-funcionalidades?trace=1519021197&source=single.

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