GRUPO 5 – ALAN DE SOUZA BIEGO

Este post se refere a atividade 3 da etapa 4 para o dia 22/06/2016

ETAPA 4 ATIVIDADE 3

ATIVIDADE 1: FERRAMENTAS COLABORATIVAS

– Responder com exemplos as seguintes questões:

1) Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidades de informação?

R: Blog integrado ao site da unidade de informação. Sendo o blog um dos principais canais de comunicação da internet, esta ferramenta poderia ser utilizada pela unidade de informação como uma forma de divulgar e publicar conteúdos por meio de post, conforme o tipo de unidade de informação. Também pode haver compartilhamento sobre as novidades da unidade de informação, bem como oferecer dicas úteis e informações adicional e informar eventos e projetos específicos.

Chat integrado ao software de gerenciamento de biblioteca. Seria interessante que o software de gerenciamento da biblioteca possuísse a ferramenta chat, visto que, através dela haveria a possibilidade do bibliotecário realizar atendimento ao usuário que está distante por meio da troca de mensagens, escritas e instantânea pela internet.

Twitter como complemento do site da biblioteca. Com o twitter integrado ao site da biblioteca, permitiria que o mesmo disponibiliza-se serviços de informação para o usuário, como por exemplo, perguntas respondidas na hora; informações atualizadas mais rapidamente do que os canais normais; partilhar novidades da biblioteca; oferecer dicas úteis e informações adicionais.

Redes sociais integradas ao site da unidade de informação. As redes sociais ofereceriam uma maior visibilidade na internet sobre a instituição bem como o compartilhamento de informações.

RSS integrado ao site da biblioteca. Em meio a grande quantidade de informações que circulam e nos envolvem, da mesma forma que acontece em sites de bibliotecas, sendo assim, com a utilização da ferramenta RSS, criar-se-ia a possibilidade para o usuário que está navegando pelo site da instituição selecionar o material mais relevante ao seu perfil, ou seja, somente o conteúdo selecionado pelo usuário será disponibilizado. Dessa forma o usuário que fizer uso desta ferramenta consequentemente poderá seguir novas informações geradas pelo site em tempo real, sem a necessidade de acessá-lo.

2) Que tipo de serviços inovadores para unidades de informação podem ser gerados com este tipo de ferramentas?

R: Em uma biblioteca, utilizando ferramentas da web 2.0 cria-se a possibilidade de criar vários serviços inovadores, como por exemplo:

SERVIÇO DE REFERÊNCIA A DISTÂNCIA: neste serviço, o usuário não precisaria estar presente na biblioteca, pois o mesmo entraria em contato com o bibliotecário por intermédio da ferramenta chat. Esta ferramenta poderia estar à disposição no site da biblioteca, e somente poderá ser usada por usuários cadastrados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s