Grupo 2 – Sylvia

Etapa 4 – Atividade 3 – Referente ao dia 22/06

Ferramentas colaborativas em Unidades de Informação:

FERRAMENTAS

Fonte: (CANNYPIC).

Com o passar do tempo as Unidades de Informação, tais como as bibliotecas universitárias, tem se adequado as mudanças tecnológicas, para que assim possam se comunicar melhor com seus usuários. Divulgando suas ações, serviços e compartilhando as informações que possuem. Facilitando o acesso das informações para os usuários, por meio de ferramentas colaborativas, que além de dar acesso as informações, possibilita interação entre os usuários com o compartilhamento das informações.

Atualmente a maioria das bibliotecas universitárias já possuem sites com ferramentas de uso para os seus serviços oferecidos. Mas com a expansão das ferramentas colaborativas, se faz necessário que as bibliotecas as usem para aumentar o contato com seus usuários. Como exemplo de algumas ferramentas colaborativas disponíveis para uso e interação com os usuários, encontram-se como exemplo: Facebook, Instagram e Whatsap. Aplicativos que podem  ajudar não apenas os usuários, mas também a comunicação entre os funcionários desta instituição.

Instagram como ferramenta inovadora em uma U.I.:

instagram

Fonte: (CANNYPIC).

Uma biblioteca universitária dentre todos os recursos que possui em seu site, ainda pode utilizar ferramentas colaborativas como o instagram para divulgar seus serviços aos usuários e comunicar-se com os mesmos. Essa ferramenta possui funções de publicações de fotos, possibilidade de comentários nas fotos, compartilhamento de conteúdo no próprio aplicativo ou em outras redes sociais, e ainda possui chat para conversação privada.

Assim com esta ferramenta a biblioteca pode postar imagens de seu dia-a-dia de funcionamento, os serviços que são oferecidos, cursos que estão sendo aberto para alunos e comunidade, responder duvidas frequentes, informar os horários de funcionamento, divulgar eventos que estão acontecendo ou que irão acontecer. Toda essa gama de possibilidades de funções do aplicativo auxilia de forma a ampliar a forma com que seus usuários iram poder receber essas informações dessa U.I.

Referências:

CONTI, Daiana Lindaura; PINTO, Maria Carolina Carlos. Ferramentas colaborativas para bibliotecas. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/684/pdf_15. Acesso em: 19 de junho de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s