Grupo 2 – Emmanuel

Etapa 4 – Atividade 3 – 15/06/2016

Atividade 1 – Ferramentas colaborativas

ícones 2                                                      download (3)

  1. Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidades de informação?

    A maneira em que se poderia integrar as ferramentas seria pela inclusão de links, no formato de ícones de ícones na própria página da Unidade de Informação – uso da hipermídia, multimídia, hipertextos,  no nosso caso Biblioteca Universitária, pois ela já está utilizando a Web 2.0, e lá existe a Colaboração, Coletividade, Interação, Relacionamento, Co-criação, NÓS fazemos o conteúdo – inteligência coletiva.

    ícones

Por que usar a Web 2.0 – ela possibilita a Gestão do Conteúdo, da Informação, do Conhecimento, tem facilidade de uso, pode ser personalizada, é rápida, integra outras ferramentas, tem mobilidade. O que ela pode proporcionar – inovação, auxilio na criatividade, menor custo e auxiliar na produtividade. Quais são seus tipos:

Wikis (cooperativismos, conteúdo colaborativo); 

download (1)

RSS (atualizações (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication – os Feeds –  usuário via a Internet acompanhe os novos artigos, notícias e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si)

download

Folksonomias (recuperação e organização de conteúdo)  

folksonomia-700x200 

Mashups (website ou aplicação web que usa conteúdo mais de uma fonte na criação de um novo serviço)

images (1)

Streaming media (áudio e vídeo)

Streaming

    2. Que tipo de serviços inovadores para unidades de informação podem              ser gerados com este tipo de ferramenta?

Uso de RSS- família de vocabulários XML – que permitem a comunicação de notícias, atualizações, novas aquisições da Unidade de Informação entre sites web e outros programas, é excelente pois é dinâmico, muda ou edita nova informação com frequência. Para isso basta utilizar o site da unidade de informação, produtores de informação com RSS ou métodos de captura de notícias ou novas aquisições para RSS e o próprio site para expor estes conteúdos. É possível ler a notícia online (ex.: Google Reader, Bloglines, StartPages, Gadgets e Agregadores), por programas específicos para cada sistema operativo (ex.: NewsGator), por portais (ex.: moodle) ou acompanhando os e-mails.

feed-buttons                                                   rss-buttons

Processo da Gestão do Conhecimento – Exemplo de implementação nos wikis

download (2)

Identificação do Conhecimento –  análise da participação do usuário/colaborador, pode-se construir mapas de conhecimento e diretórios de especialistas internos e externos da universidade.

Aquisição do Conhecimento – Coletar através de fóruns, formulários e enquetes online as opiniões e sugestões de usuários novos serviços.

Desenvolvimento do Conhecimento –  Discussão sobre as rotinas, processos, ações estratégicas, desenvolvimento de novos protótipos de produtos e serviços – co-criação

Compartilhamento do Conhecimento – Compartilhar perspectivas, tendências, mercado, serviços, dividir ideias, colaborar no processo de planejamento de produtos e serviços.

Utilização do Conhecimento – Disponibilizar dicas e experiências pessoais, orientando quanto as melhores práticas, por exemplo, no uso de equipamentos ou softwares complexos.

download (1)

Referências:
RSS4library. Um blogue sobre uso de RSS em Serviços de Documentação. Disponível em: http://www.rss4lib.com/. Acesso em: 17.jun.2016.
LIBRARY SUCCESS. Um wiki sobre casos de sucesso de Web 2.0 em bibliotecas. Disponível em: http://www.libsuccess.org/index.php?title=RSS. Acesso em: 17.jun.2016.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s