Genilson Geraldo – Grupo 06

Referente a atividade 3 da etapa 4 – 15/06/2016

FERRAMENTAS COLABORATIVAS

b2

Fonte: www.bbmarketing.com.br

Como integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidades de informação?

TWITTER

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Fonte: play.google.com

Para a Unidade de Informação desenvolver um trabalho midiático com seus usuários, utilizando ferramentas colaborativas, que neste caso, são as mídias sociais, exige que a instituição esteja inserida ao leque de ferramentas de mídias no mundo da informação.

Diagnosticar qual é o perfil de seus usuários, e quais ferramentas podem ser utilizadas para aproximar e promover a UI.

Criar perfis da instituição nas mídias, chegando assim até esses usuários, conhecendo a realidade de quem preza pela acessibilidade, facilidade e clareza na informação e disseminação da mesma.

Expomos nesta atividade um exemplo de ferramenta colaborativa para promover e aproximar a UI aos seus usuários, que é o Twitter.

O Twitter já é uma ferramenta presente na vida dos brasileiros, estando entre as 3 redes sociais mais acessadas no país. Conhecido pela sua dinâmica, o Twitter facilita que os usuários interajam com as Instituições. De leitura rápida e se mistura numa lista de diversos outros Tweets, do que a UI cadastra em uma Newsletter, por exemplo, e interliga sua instituição com outras UI integrando seus usuários às outras e vice-versa.

 

Exemplos: 

Twitter da Biblioteca de São Paulo:

twitter1

Fonte: https://twitter.com/BSPbiblioteca

Melhor Visualização da Imagem apresentada

Link do Twitter citado

 

Twitter da Biblioteca Nacional:

twitter2

Fonte: https://twitter.com/FBN

Melhor Visualização da Imagem apresentada

Link do Twitter citado

 

Que tipo de serviços inovadores para unidades de informação podem ser gerados com este tipo de ferramenta?

INSTAGRAM

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Fonte: play.google.com

O Instagram é de uma rede social de 300 milhões de usuários, que compartilham mais de 70 milhões de fotos e vídeos diariamente. E os brasileiros estão na segunda posição entre os mais ativos da plataforma.

Sendo assim, as Bibliotecas brasileiras não podem deixar de utilizar essa ferramenta colaborativa.

Coloca-se como exemplo fictício, nesta atividade uma UI online, “Biblioteca Digital Jurídica Brasileira”. Uma biblioteca digital que oferece acesso a livros da área jurídica para profissionais, estudantes e concurseiros de Direito.

A utilização desta ferramenta colaborativa, seria através de um serviço inovador, postando diariamente o livro mais acessado na biblioteca digital, informando o número de acessos, dados bibliográficos deste livro, tudo isso em textos direcionados aos usuários de redes sociais, dando-os oportunidade para comentar, indicar e sugerir o acesso a este e a outros livros. Todavia, promovendo a biblioteca e interagindo com seus usuários antenados e a cada dia mais exigentes.

Para execução desta atividade, foi criado uma conta no aplicativo “Instagram” de uma biblioteca digital fictícia, com seguidores e comentários de amigos do autor desta atividade, previamente solicitados.

Segue abaixo exemplos de postagens.

instagram1

Fonte: https://www.instagram.com/biblioteca_jusbrasileira/

Melhor Visualização da Imagem apresentada

Link do Instagram fictício citado

 

instagram2

Fonte: https://www.instagram.com/biblioteca_jusbrasileira/

Melhor Visualização da Imagem apresentada

instagram3

Fonte: https://www.instagram.com/biblioteca_jusbrasileira/

Melhor Visualização da Imagem apresentada

 

instagram4

Fonte: https://www.instagram.com/biblioteca_jusbrasileira/

Melhor Visualização da Imagem apresentada

instagram6

Fonte: https://www.instagram.com/biblioteca_jusbrasileira/

Melhor Visualização da Imagem apresentada

 

REFERÊNCIAS:

NEGÓCIO, Destino. Confira as vantagens de utilizar o Instagram para divulgar o seu negócio. 2015. Disponível em: <http://comunidad.destinonegocio.com.br/t/confira-as-vantagens-de-utilizar-o-instagram-para-divulgar-o-seu-negocio/1117&gt;. Acesso em: 19 jun. 2016.

GIRARD, Carla Daniella Teixeira et al. Redes sociais: Contribuições e perspectivas para serviços em bibliotecas universitárias. In: Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da informação e gestão da informação, 16., 2013, Salvador. Anais. Salvador: EREBD, 2013. p. 1 – 15. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/Redes Sociais – contribuições e perspectivas para serviços em bibliotecas universitárias.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2016.

NACIONAL, Biblioteca. Twitter: Biblioteca Nacional. 2016. Disponível em: <https://twitter.com/FBN&gt;. Acesso em: 19 jun. 2016.

PAULO, Biblioteca de São. Twitter: Biblioteca de São Paulo. 2016. Disponível em: <https://twitter.com/BSPbiblioteca&gt;. Acesso em: 19 jun. 2016.

SIQUEIRA, André. Blog de Marketing de Resultados: Os 7 motivos para usar o Twitter como ferramenta de marketing. 2016. Disponível em: <http://resultadosdigitais.com.br/blog/os-7-motivos-para-usar-o-twitter-como-ferramenta-de-marketing/&gt;. Acesso em: 19 jun. 2016.

 

 

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