Grupo 4 – Izabel

Este post se refere à atividade para o dia 22 de junho.

FERRAMENTAS COLABORATIVAS

Imagem 1 – Ferramentas Colaborativas

IZABEL DA CUNHA

Fonte: Bass (2015).

Ao utilizar ferramentas colaborativas, a Unidade de Informação pode relacionar-se melhor com seus usuários quanto como também, com os seus funcionários. Compartilhando informações, facilitando a comunicação e a integração de seus usuários e possibilitando a integração destes mais facilmente, as ferramentas colaborativas cooperam, não somente com esses aspectos, como também com uma melhor visibilidade da Unidade de Informação de modo mais colaborativo e dinâmico.

Para isso, a Unidade de Informação pode fazer aplicação destas ferramentas nos sistemas que já possui internamente. Uma forma é a implementação de ícones de suas ferramentas ao acessar o software da U.I. A U.I por meio dessas ferramentas, como: WhatsApp, Facebook, Blogs, entres outros, pode criar um serviço de mensagens instantâneas  como, por exemplo, um serviço de “Pergunte ao Bibliotecário”, onde dúvidas sobre os serviços, materiais podem ser sanadas de forma rápida, o que possibilita também o atendimento a diversos usuários independente de sua localização geográfica, necessitando apenas de conexão com a Internet. Por meio dessa ferramenta os usuários podem receber mensagens de quando um material de seu interesse é inserido no sistema com informações sobre ele e até mesmo uma foto do material. Além disso, o usuário pode tirar suas dúvidas quanto ao horário de funcionamento, ter acesso à serviços de referência, tirar suas dúvidas, receber vídeos institucionais com tutoriais para auxiliá-lo em diferentes tarefas, entre outros.

EXEMPLO DO SERVIÇO UTILIZANDO O WHATSAPP

Imagem 2 – Whatsapp.

whatsapp-logo IZABEL

Fonte: Logo Download (c2016).

O usuário está com dúvidas de como fazer renovação online, então este entra no portal da Unidade de Informação e seleciona o ícone do WhatsApp que abrirá com o telefone celular para entrar em contato com o bibliotecário. O usuário adiciona este número a sua lista de contatos e inicia uma conversa com um dos bibliotecários que estão prontos para atendê-lo, auxiliando na execução da renovação, tirando eventuais dúvidas que possam surgir. É claro que para se ter um bom atendimento, a Unidade terá que disponibilizar de bibliotecários capacitados para lidar com o público e que sejam aptos a mexer com o aplicativo.

Imagem 3 – Serviço.

SMART IZABEL

Fonte: da Autora.

REFERÊNCIAS

BASS, Álef. Dicas para blog: Ícones para redes sociais, Tem meu Tamanho, 5 abr. 2015. Disponível em: <http://www.temmeutamanho.com/2015/04/download-icones-redes-sociais.html>. Acesso em: 18 jun. 2016.

LOGO Download. WhatsApp. c2016. Disponível em: <https://logodownload.org/whatsapp-logo/> Acesso em: 18 jun. 2016.

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