Grupo 4 – Ariane

redessociais

Este post é referente a atividade do dia 22 de junho

Atividade numero um, de como integrar ferramentas colaborativas num sistema já existente de uma unidade de informação, mas especificamente, na biblioteca usando exemplos de ferramentas debatidas na sala de aula.

Atividade numero dois, que tipo de serviços inovadores a unidade da informação pode gerar através deste tipo de ferramenta colaborativa? Exemplos.

redes

    Respostas para atividades:

    Sugere-se as seguintes iniciativas: Criar um blog para a Biblioteca (plataforma aconselháveis blogsport ou wordpress) , Instagram fazer taggs mensais com temas específicos para divulgar livros (exemplo: terror, ficção,…) , Twitter para divulgar as novidades da biblioteca (principalmente cursos, filmes ou debates), youtube criar tutoriais e vídeos interativos para os usuários , Flickr no mesmo estilo que o instagram porém mais amplo acesso ate, Pinterest onde o usuário seleciona do que gosta e vem ideias inovadoras(muito útil para deixar a biblioteca física mais interativa com a sugestões de enfeites para cada época do ano), Tumblr pode ser usado como blog, como pagina de divulgação entre outros, o Tumblr e uma das ferramentas com o uso mais amplo e pouco conhecido.

Google+  também para divulgação porem já diretamente conectado com a conta de e-mail, ask.me como ferramenta integrada para interação para perguntas não tão serias dos usuários com a biblioteca, e-mail para duvidas, chat no sistema usado pela biblioteca para poder  tirar duvidas mais rapidamente, FAQ de perguntas mais frequentes da biblioteca. Utilizar nuvem de tag para recuperação da informação do site da biblioteca ou ate mesmo no sistema de busca de livros usados por ela, ficando os livros mais procurados em destaque no canto. Criar uma tag padrão para a biblioteca para ser usado pelos alunos e os funcionários nas redes sociais.

Criar um snapchat  para interagir de forma engraçada com o publico (aconselha-se deixar esta ferramenta na mão do estagiário) e uma localização no snapchat como na foto abaixo para divulgara biblioteca e onde o usuário se encontra e assim divulgar a biblioteca assim como muitas cidades e comércios já aderiram. Usar e ensinar os usuários a usar uma ferramenta tipo Skoob que ajuda você a organizar suas informações, saber que livros você já leu e quais você ainda tem interesse, podendo ate a biblioteca usar disso para ver o que seus usuários precisariam ler, gostam de ler e querem talvez tentar ler.

Linkar o Facebook com o sistema usado para assim que a catalogação e classificação da obra forem finalizadas estás as obras sejam lançadas como novidade direto no Facebook. Criar um Myspace com sugestões de musicas para o usuários com pastas criativas como:  Silêncio, Adoro estudar, Clássicos do calculo e entre outros, assim como no SoundCloud, que pode ser também gravado algumas parodias para os alunos decorarem os assuntos para provas, ou parodias cômicas como na UFSC existe (link).

Anúncios

Publicado por

arianefrossi

Bacharela em Biblioteconomia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s