Grupo 3 – Lucas

Etapa 4 – Atividade 3 | 15/06/2016 | Lucas Inácio de Souza


Integração de Ferramentas Colaborativas

2

Uma forma de integrar ferramentas colaborativas em sistemas já existentes em unidades de informação, é incorporar ou complementar esse tipo de ferramenta no sistema informatizado que a instituição já utiliza, não causando o impacto negativo que uma instalação de um sistema “à partir do zero” poderia provocar (substituição do software, importação/exportação dos dados, rejeição do usuário com o que é novo e período de adaptação).

Um exemplo poderia ser a aglutinação de links na forma de ícones (que já são convencionais em todo o mundo), logo abaixo da página de pesquisa no Acervo no Sistema Pergamum de uma biblioteca (Imagem 1). Os mesmos direcionariam o usuário para diversas redes sociais da Biblioteca, como Facebook (página institucional da Biblioteca), Twitter (posts de novas aquisições e ações/eventos da Biblioteca), YouTube (vídeos institucionais e tutoriais de como operar uma pesquisa de forma mais eficiente), dentre outras ferramentas que contam com a participação e colaboração do usuário.

Imagem 1: Tela de pesquisa do Sistema Pergamum, em destaque, ícones de links de Redes Sociais da Unidade de Informação.Pergamum Ferramentas IIFonte: composição da imagem feita pelo autor.

Claro que para isso a Biblioteca teria que dispor de um grande valor monetário, afinal seria necessário modificar o Software Pergamum desde a sua programação, até a interface com o usuário, o que provavelmente não sairia barato. Porém o retorno e custo/benefício poderia ser conveniente.


Serviços Inovadores

Com a primeira etapa de incorporação dessas ferramentas no Pergamum concluída, é possível que a Unidade de Informação forneça serviços inovadores para seus usuários. Dentro dessas ferramentas colaborativas, existem inúmeras alternativas e possibilidades de interação do usuário/instituição.

 Exemplo de serviço inovador utilizando o Twitter como ferramenta

Em uma unidade de informação, ao se adquirir novos livros, é realizado a postagem individual dos títulos mais importantes, informando a nova aquisição, e disponibilizando um QR-CODE para que o usuário copie informações e o número de chamada do livro em seu celular, sem a necessidade de copiar os dados em papel.

Acompanhe no Infográfico abaixo.


Infográfico Lucas

Fonte: imagens retiradas de sites gratuitos. Composição do autor.


Na própria postagem, pode haver também a foto da Capa do livro, tornando mais atrativa e visual a postagem. Ainda existe a opção de “Retuitar” a postagem, “Favoritar”, entre outras ferramentas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s