Grupo 5 – Rocelle

Atividade Referente ao dia 08/06/2016

 

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

segurança

Fonte: realprotect.net

Para o esclarecimento dos usuários de uma Unidade de Informação sobre Crimes Cibernéticos e Segurança da Informação é necessário primeiramente conhecimento sobre o que são:

Crimes Cibernéticos são caracterizados como atividades ilegais que ocorre no acesso a internet, como ataques a sistemas, computadores domésticos, redes particulares e publicas. Essas atividades ilegais se iniciam através de ataques a internet, com o objetivo de roubo de informações, de falhas no sistema, falhas de softwares, roubos de identidade, privacidade, golpes virtuais entre outros.

Segurança da Informação esta relacionada à segurança de um conjunto de informações com a intenção de proteger o conteúdo valor que essas informações têm.

Com essas informações básicas sobre o conhecimento de Crimes Cibernéticos e Segurança da Informação, a Unidade de Informação criara uma politica seguindo as diretrizes que determinaram como serão seguidas, garantindo os recursos e as informações da organização. Levando em conta que todos os usuários funcionários tenham conhecimento e auxilie no desenvolvimento dessa politica, para se familiarizarem mais com o assunto e assim poderem divulgar aos usuários externos através de palestras e outras atividades de incentivo, também instalação de mecanismos de segurança e pessoal capacitado na Unidade de Informação.

BIOMETRIA E CRIPTOGRAFIA

biometria criptografia

Fonte: tcmundo.com.br

São leitura de imagens características do individuo contidas em uma base de dados que faz a comparação das imagens guardadas no sistema, assegurando os dados e informações pessoais, ou seja, é uma senha gravada por características física da pessoa, podendo ser gravadas da retina ou das digitais.

O sistema biométrico se originou da China no século XIX, para que os comerciantes pudessem confirmar a identidade dos clientes. O sistema é considerado o meio mais seguro que a digitação de senhas, pois evita fraude.

Recentemente foi criado um sistema de reconhecimento da veia que ainda é pouco utilizado, mas considerado um dos sistemas mais difíceis a ser burlado, o biométrico pela digital além de ser mais utilizado é o mais barato. O sistema de reconhecimento da íris também é seguro e muito caro, o reconhecimento facial é menos interessante e muito caro e sujeito a falhas.

Politica  devera ser desenvolvida em cima de todos equipamentos e sistemas que o usuário tenha acesso, deverão os sistemas e computadores protegidos por senha e acesso a usuários, considerando um cadastro antes do acesso ao sistema, com termo de compromisso e responsabilidade de acordo com normas. É necessário capacitação para para utilização do mesmo, fazendo com que o mesmo tenha conhecimento e seja informado, sobre a politica que a organização segue.

Referencia

FOCO, Tudo em. Como funciona o sistema biométrico. 2013. Disponível em: <http://infotecbrasil.com.br/funciona-sistema-biometrico/&gt;. Acesso em: 14 jun. 2016.

UNIÃO, Tribunal de Contas da. Boas práticas em segurança da informação / Tribunal de Contas da União. – 2. ed. 2007. Disponível em: <file:///C:/Users/REGUINALDT/Downloads/TCU – Boas Práticas em Segurança da Informação (2007) (1).pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s