Grupo 5 – Rocelle

Post se refere à atividade para o dia 8 de junho.

 

Ideia de Portal Informativo

Primeiro seria feito um mapeamento do publico local e seus interesses,   um levantamento da maior exigência do publico  com esse mapeamento, seria levado em conta às questões de menor exigência, que seriam elaboradas para uma próxima etapa,  focando  questões emergenciais e mais citadas como ponto inicial. Para que fosse viabilizado, contaria com apoio e parceria de outras instituições,  organizações, afim de que todos trabalhassem com objetivo principal que seria esse portal contendo todas as informações, sugestões e esclarecimentos que esse público local necessita e se interessa e também atender as necessidades da própria U.I. e de seus parceiros.

Um exemplo, fazer com que as escolas e as editoras criassem parcerias com a Biblioteca Publica. Disponibilizando seus planejamentos anuais de ensino, e a biblioteca contaria com o serviço das editoras para produção de literatura e bibliografia, para pesquisas dos alunos na biblioteca, ou seja, se o aluno necessitar de material ou alguma informação para pesquisas, ele  se desloca até a biblioteca, se informando através do portal. Desse modo a editora teria seu trabalho divulgado e poderia criar contratos com o município para a elaboração desse trabalho. Para o turismo, esclarecimentos sobre a estrutura entre outras informações, a própria biblioteca forneceria, através desse portal incentivando-as a visitação ao próprio museu, agregando conhecimento e  lá sanando suas próprias dúvidas. Como  marketing do projeto inicial e dos locais os mesmos estariam levando ingressos para teatros ou outros eventos apresentados no portal.

 

MiniBiblioimagem

O MiniBiblio apresenta as opções de Cadastro de usuário, cadastro de livro, empréstimo e devolução, é de fácil acesso, não apresentando a parte de reserva. Trata-se de um software simples de gerenciamento pessoal, não tendo opção de cadastro de fornecedor, cotação e requisição. Permite alteração das configurações gerais também contem manual de informações sendo um software gratuito.

Bookdbimagem

O BookDB é um gerenciador e organizador de bibliotecas não apresentando opção de reserva, sua interface e simples não tem um design muito agradável. Trata-se de um software simples de gerenciamento pessoal, não tendo opção de cadastro de fornecedor, cotação e requisição. Permite alteração da linguagem e fonte. Contem manual de informações em inglês sendo  gratuito.

BibliotecaFacil

A Biblioteca Fácil é uma plataforma com muitas ferramentas, de opção até mesmo para mudar a imagem da interface, é um software “completo”, com muitas oportunidades gera carteirinha, tem manual de instruções. Software pago com utilização experimental gratuita por 50 acessos. Interface intuitiva, histórico das correções e modificações, ultima atualização em março de 2016.

BiblioExpress

O sistema se baseia nas normas de catalogação AACR2, é um sistema para bibliotecas de pequeno porte, apresenta-se em língua inglesa,  desse modo torna mais trabalhoso fazer cadastro de usuários e livros, empréstimos, reservas pela dificuldade de compreensão, manual de consultas em inglês, software gratuito.

Tabela de Funcionalidades Software

TabeladeFuncionalidade

 

 

Razões negativas

dificuldades

Tabela

Razões Positivas

positivo

positivo

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s