Grupo 4 – Leonardo

Portal Web de Unidade de Informação

      O Portal Web da Biblioteca Pública deve ser de concepção simples e funcional, contendo um layout fluido, agradável e objetivo. Para executar o projeto com poucos recursos, consideramos o uso da plataforma WordPress como CMS, que além de ser open source dispõe de diversos plugins  que podem ser empregados em portais de bibliotecas. Também na plataforma Worpress a Bireme desenvolveu um plugin para portais de biblioteca digital de saúde, que pode ser utilizado investindo apenas recursos humanos e recursos de TI sem maiores investimentos monetários.

bvs
 

Fonte: Biblioteca Virtual de Saúde

 

      A concepção de cores e images deve parecer bastante leve onde os principais destaques serão os links: Pesquisa de Exemplares, Contate-nos, Horário de Funcionamento e Novas Aquisições. A parte central do site terá em destaque diferentes assuntos onde depois da seleção se encontrará a imagem da capa dos exemplares de cada obra com o título, autor e um breve resumo.

screenshot-2
 

Fonte: Now Reading Redux

 

 

 

Softwares Biblioteca

MiniBiblio:

Minibiblio carregando
Fonte: Imagem do MiniBiblio

     De acordo com o menu ? / sobre MiniBiblio, ele é distribuído como MiniBiblio Freeware, logo em seu site é definido como uma distribuição DonationWare, modalidade que o desenvolvedor pede doações. O Sistema é simples, possui cadastramento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e dados. Faz o controle de empréstimos e possibilita  diferentes ajustes da interface.

BookDB:

BookDB
Fonte: Imagem do Software BookDB

       Software distribuído como Freeware, desenvolvido pelo programador Simon Haynes do Site Spacejock Software, interface minimalista e prática, traduzido para 28 idiomas diferentes inclusive Pt-Br. O programa em versão 2.2.40 de 2016, possui as funções de exportação e importação de livros, dos leitores e da base  de dados e faz pesquisa por ISBN. 

Biblioteca Fácil:

Biblioteca Fácil
 

Fonte: Software Biblioteca Fácil

 

       Software proprietário distribuído em versão de demostração para 50 execuções, licença de uso de R$ 219,00 para a 1ª versão e 2/3 do valor vigente para atualizações. Sistema com interface customizável e que atende a tarefa de controle de pequenos a médios acervos.

BiblioExpress:

BiblioExpress

Fonte: Software BiblioExpress

 

       Software distribuído pela empresa CG Information com copyrigth e é uma demonstração para a versão comercial Bibliosacape.  É uma  ferramenta simples para  guardar registros bibliográficos para futuras citações. Não faz empréstimos, cadastramento de leitores, cadastro de usuários e não suporta controle de acervos. 

 

20 Razões pela qual você deve comprar o Biblioteca Fácil e o MiniBiblio.

20 Razões pela qual você não deve comprar o BiblioExpress e o BookDb2.


 

Referências

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE.  Disponível em: <http://enfermagem.bvs.br/&gt;. Acesso em: 7 Junho 2016.

PORTAL DO MODELO DA BVS Gestão Metodologias e Tecnologias.  Disponível em: <http://modelo.bvsalud.org/vhl/metodologias-e-aplicativos/portal-da-bvs/&gt;. Acesso em: 7 Junho 2016.

NOW READING REDUX.  Disponível em: <https://wordpress.org/plugins/now-reading-redux/&gt;. Acesso em: 7 Junho 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s