Grupo 5 – Etapa 3 – Maristela Couto Rosa

Grupo 5

Etapa 3 – Atividade 3 25/05/2016

Como os Direitos Autorais e a Propriedade Intelectual na WEB impactam no planejamento de uma Unidade de Informação?

Os Direitos Autorais e a Propriedade Intelectual na WEB podem impactam no planejamento de uma Unidade de Informação, na utilização de software online, compatibilidade de sistemas e também no desenvolvimento de pesquisas e disponibilidades do acesso.

Exemplos de políticas que uma U.I. deveria implementar para lidar com estas questões.

Responda a esta questão apresentando exemplos de políticas que, na sua opinião, uma U.I. deveria implementar para lidar com estas questões.

  • A Unidade de informação precisa estabelecer uma política na biblioteca informando aos usuários o que pode ser feito download, apresentando um Informativos espalhados pela U.I. sobre os Direitos Autorais e Propriedade Intelectual.

 

Atividade 2

Biblivre

Navegar pelos menus e fazer uma exploração do software, procurando conhecer as funcionalidades essenciais do software.

Efetuar as tarefas seguintes no BIBLIVRE e, ao final, fazer um relato único de todas elas (máximo de 5 linhas)

O biblilivre tem mais facilidade de acesso no menu principal, encontra as funcionalidades essenciais, Layout e intuitivo claro e objetivo, fornece tutorial e vídeo de como usar o software

Cadastrar três usuários

Usuário 1

usuário 1

Usuário 2

usuário 2

Usuário 3

usuário 3

 

Cadastrar uma obra do tipo LIVRO

obra

  1. Cadastrar um fornecedor

fornecedor

  1. Efetuar uma pesquisa.

pesquisa

 

 

Fazer um empréstimo a um dos usuários cadastrados.

empréstimo

 

Gerar carteirinha em pdf para um dos usuários para um determinado período de tempo (por exemplo, de 25/05/2016 a 24/05/201.

carterinha

 

PHL

Utilize livremente o PHL, procurando conhecer as funcionalidades essenciais do software . o Phl na página inicial não é intuitiva e nem fácil de navegar ,pois a cada pesquisa que vai fazer, precisa logar. Novamente para o sistema.

 

Efetue as seguintes operações e relate o que acha importante, que mereça ser destacado.

(Máximo de 5 linhas):

  • Cadastro (obra, leitor e fornecedor) ,

cadastro phl

 

 

Carteira:

carteira phl

Fornecedor:

fornecedor phl

Reserva, empréstimo:

empréstimo phl

renovação e devolução

importação.

importação phl

Exportação

exportação phl

Diagrama de atividade

Escolha uma das funcionalidades essenciais do software Biblivre ou do software PHL e mostre o fluxo interno de suas tarefas, através de um Diagrama de Atividades. Este diagrama deverá conter:

1 – Entrar no Sistema

2 – Pesquisar Obra

3 – Verificar se está disponível

3.1 – Se estiver disponível, anotar o nº de chamada

3.2 – Se não estiver disponível, retornar a pesquisa

4 – Ir até a estante

5 – Procurar pela obra

6 – Retirar da estante / Verificar nº de chamada

7 – Passar no balcão

8 – Identificar usuário

9 – Passar obra na máquina de auto atendimento

10 – Aguardar comprovante de empréstimo

11 – Finalizar empréstimo

diagrama de atividade etapa 3

 

No mínimo 12 tarefas/atividades • No mínimo 1 ponto de controle • No mínimo 1 barra de sincronização • No mínimo 3 estados finais.

 

 

VITORINO, Elizete Vieira. Educação a distância (EaD) na percepção dos alunos. Itajaí, SC: UNIVALI Ed., 2006. 142,[1]p., il., 20 cm. Bibliografia: p. 133-[143]. ISBN 8576960109 (broch.).
Localização: Obras Gerais – II-447,2,38

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s