Grupo 4 – Líder Etapa 3 (Leonardo)

Este post se refere à atividade líder para o dia 1 de junho.

Atividade 1 – Planejamento de Testes de Usabilidade

Imagem 1 – Teste de Usabilidade.

JACKSON

Fonte: (PICHIALINI, 2014).

   Na atividade 1 o grupo adotou como UI, diferentes tipos de bibliotecas como cenário para elaboração do planejamento dos testes de usabilidade. Nessa atividade o grupo lidou com os diferentes parâmetros para avaliação de software, escolheu individualmente 5 funcionalidades para testar usabilidade, montou uma equipe de atores da UI, estabeleceu uma configuração e métricas para a realização dos teste de usabilidade.

Atividade 2 – Atividades e Subtarefas

Imagem 2 – Atividade e Subtarefas.

Tree.png

Fonte: Dreamstime.

   Na atividade 2 o grupo permaneceu em uma UI fictícia como biblioteca, e nesse cenário não menos extenso, os integrantes escolheram em 6 diferentes dimensões, 10 subtarefas sequenciais. Somente essa parte já consumiu grande energia, por lidar com a nova perspectiva, tarefas sequenciais e  totalizar 60 subtarefas. Também nessa atividade o grupo aprendeu a lidar com o Diagrama de Atividade. onde modelou 10 tarefas sequenciais, com estado inicial, uma barra de sincronização, um ponto de controle e três estados finais.


O conceito de modelagem de processos é  empregado em softwares BPM (modelagem de processos de negócios) muito empregados pela administração, gestão de qualidade e governança de TI (PMbok, COBIT e ITIL) que observam os negócios em perspectiva de processos. A modelagem de processos serve para mapear todas etapas de procedimentos e é o alicerce para construir um gerenciamento eficaz em Unidades de informação.

Software de Modelagem  BonitaBPM  (Open Source)

Fonte: Pedro Junqueira, Canal no  Youtube


Atividade 3 – Direitos Autorais e Propriedade Intelectual na Web e Unidades de Informação
 Imagem 3 – Propriedade Intelectual.
Izabel

Fonte: Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (2015).

   Nesta atividade o grupo lidou com as questões legais do Direito Autoral, Propriedade Intelectual considerando os interesses dos associados de uma Unidade de Informação. Uma questão que divide opiniões com o surgimento de novos conteúdos e fontes na Internet. Sob a perspectiva de defender os interesses de todos, essa 3ª atividade levou o grupo a considerar as possibilidades de atender as demandas da unidade de informação cumprindo a lei e incentivando o emprego de licenciamento Creative Commons, fontes de pesquisa de acesso aberto, o software livre e os meios de Recursos Educacionais Abertos.

Atividade Final – Apresentação

  Na atividade final o grupo emprega todos os recursos conhecidos até a 3ª etapa: Modelagem de Setores e Subsetores Informacionais subdividindo em sete  sub-sistemas, Diagramas de Casos de Uso e Diagramas de Atividades. O grupo adotou a Gestão da Sala de Videoconferência, nessa atividade podemos entender a complexidade de uma agenda, que só pode ser elaborada  quando duas instituições ou mais, de lugares diferentes, estabelecendo a comunicação por meio de recursos tecnológicos e pessoal qualificado.

Grupo

 Seguindo a interação ainda por meio do Hangouts e Google Drive, nesta etapa sentimos o cansaço da 5ª fase. Eu, Leonardo, apresentei sugestões, auxiliando no desenvolvimento das atividades. Ariane teve dificuldades com o Violet. Izabel, apesar de problemas técnicos, se manteve prestativa. Jackson se esforçou para responder as questões. Tatiane auxiliou a equipe sempre que possível.

REFERÊNCIAS

JUNQUEIRA, Pedro. Modelagem de Processos com BonitaSoft  TUTORIAL. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bpj8HK60xYk&w=854&&gt;. Acesso em: 30 maio 2016.

CÂMARA DE COMÉRCIO AMERICANA DO RIO DE JANEIRO. Rio será sede do Congresso Mundial da AIPPI. [Rio de Janeiro?], 7 out. 2015. Disponível em: <http://www.amchamrio.com.br/site-noticia?noticiaSite.id=831>. Acesso em: 30 maio 2016.

DREAMSTIME. Disponível em: <http://www.dreamstime.com>. Acesso em: 30 maio 2016.

PICHILIANI, Mauro. Experimento com desenvolvedores Android, Blog do Mauro Pichiliani. [S.l.], 5 maio 2014. Disponível em: <http://pichiliani.com.br/2014/11/experimento-com-desenvolvedores-android/>. Acesso em: 7 maio 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s