Grupo 4 – Izabel

Este post se refere à atividade para o dia 1 de junho.

Direitos Autorais e Propriedade Intelectual na WEB e Unidades de Informação

Imagem 1 – Propriedade Intelectual.

Izabel

Fonte: Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (2015).

Os Direitos Autorais e a Propriedade Intelectual na Web no planejamento de uma U.I impacta diretamente no acesso aberto ao conhecimento e a democratização da informação. Para a digitalização e disponibilização de obras no formato digital deve-se levar em conta a Lei do Direito Autoral (9.610/98), isso por que ela restringe o acesso e compartilhamento de informações de obras impressas e audiovisuais. E só devem ser disponibilizadas no caso dos autores ou herdeiros das obras permitirem o compartilhamento das mesmas ou no caso do falecimento do autor nos próximos 70 anos após sua morte a obra pode se tornar domínio público.

Imagem 2 – Copyright.

copyright

Fonte: Batistella (2011).

Para lidar com essas questões e manter a integridade e legalidade das informações, é necessário que a U.I opte por Políticas de conscientização de seus usuários sobre propriedade intelectual, adotando assim procedimentos que tenham como objetivo controlar a prática de plágio e uso indevido das informações. As obras disponibilizadas podem conter informações sobre suas licenças, se é uma obra de Domínio Público, se é protegida pela Creative Commons ou se é Copyleft, fazendo com que os usuários compreendam melhor o tema.

Instalação e Avaliação dos Softwares Biblivre e PHL

Imagem 3 – Nível de Satisfação.

2016-05-30 (1)

Fonte: Elaborado pelo Grupo 4

Imagem 4 – Logo Biblivre.

logo_biblivre

Fonte: Biblivre (2014).

Entre as funções do Biblivre essenciais são: Pesquisa, Circulação, Aquisição e Administração. A interface é intuitiva e de fácil uso, os cadastros são de fácil preenchimento, para cada função a ser realizada possui uma breve explicação. As hierarquias são bem estruturadas e possibilita a exportação de outros catálogos.

Carteirinha em PDF

NOTA: Excelente

Imagem 5 – Logo PHL.

phl

Fonte: PHL (2016).

O PHL cumpre as funções básicas (pesquisa, empréstimo, reserva e etc.), além de possuir opções de outras línguas e um manual de fácil entendimento. No entanto, sua interface é pouco atrativa e intuitiva e o menu não possui boa navegabilidade. Ainda assim, não houve complicações nas funções realizadas. 

NOTA: Regular

Diagrama de Atividades

Funcionalidade Essencial: Registrar Obra.

Imagem 6 – Diagrama de Atividades no software Biblivre.

 

Izabel - Diagrama - Biblivre

Fonte: Elaborado pela autora.

Para melhor visualização da Imagem 6, clique em seu título.

REFERÊNCIAS

BATISTELLA, Fernanda. Propriedade intelectual da Internet, Luz própria. 20 maio 2011. Disponível em: <http://www.luzpropria.com.br/blog/propriedade-intelectual-da-internet/>. Acesso em: 31 maio 2016.

BIBLIVRE IV. Versão 4.1.11. [S.l.], 2014. Disponível em: <http://localhost/Biblivre4/l>. Acesso em: 26 maio 2016.

CÂMARA DE COMÉRCIO AMERICANA DO RIO DE JANEIRO. Rio será sede do Congresso Mundial da AIPPI. [Rio de Janeiro?], 7 out. 2015. Disponível em: <http://www.amchamrio.com.br/site-noticia?noticiaSite.id=831>. Acesso em: 30 maio 2016.

PHL. Versão 8.3. [S.l.], 2016. Disponível em: <http://127.0.0.1:2185/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl83.xis&cipar=phl83.cip&lang=por>. Acesso em: 26 maio 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s