Grupo 6 – Ana Paula – Líder 3ª Etapa

Referente ao Projeto de Informatização – Etapa 3 – Relatório do Líder

Modelagem de setores e subsetores informacionais

contacao-de-historias-3-pq

Fonte: https://www.sesc-rs.com.br/unidade/unidadenoticia.php?id=2845#.V0pQnvkrJkg

 

Brinquedoteca e hora do conto:

Espaço da biblioteca onde é realizado a contação de histórias e disponibiliza brinquedos para os usuários.

Modelo Sistemas-Subsistemas – Brinquedoteca

subsistemas

 

Diagrama de casos de uso

 cantinho da leitura

Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/junho/lar_espirita_crianca_jose_anchieta_atua_ha_mais_30anos_oasis.html

Atores:

  1. Contador de histórias
  2. Usuário
  3. Atendente
  4. Auxiliar de biblioteca
  5. Bibliotecário

Funcionalidades essenciais:

  1. Contar histórias
  2. Disponibilizar brinquedos
  3. Interagir com os usuários
  4. Emprestar livros
  5. Auxiliar na leitura

Funcionalidades desejáveis:

  1. Disponibilizar fantasias
  2. Disponibilizar jogos eletrônicos
  3. Emprestar brinquedos
  4. Emprestar jogos eletrônicos
  5. Disponibilizar livros interativos

 

diagrama de casos de uso 3

 

Diagrama de casos de uso

Diagrama de atividades

 brinquedoteca.jpg

Fonte: https://sustentabiliarte.wordpress.com/2013/09/16/brinquedoteca-e-sua-historia/ 

Atividade: Emprestar livros

 

diagrama de atividades 3 

 Diagrama de atividades

Na primeira atividade, fizemos um planejamento de testes de usabilidade, que teve como suporte o material do moodle da disciplina: critérios IBICT para avaliação de software, e método para escolha de software, e escolhemos 5 das funcionalidades dentre as sugeridas para medir a usabilidade destas. Assim, discutimos de que forma poderia ser feito esta atividade, e quais seriam as funcionalidades que melhor se adequariam ao teste de usabilidade escolhido.

As discussões, dúvidas e sugestões foram realizadas via trocas de e-mails, porém nesta atividade não tivemos muitas dificuldades, pois os materiais de apoio conseguiram suprir nossas dúvidas, assim como, a atividade anterior nos ajudou também a entendermos o teste de usabilidade. Assim, chegamos numa definição sobre os assuntos citados, porém, com alguns apontamentos pessoais em cada postagem. E, unanimemente tivemos dificuldades para deixar a postagem no número de palavras previamente exigido.

Na segunda atividade, o grupo teve mais dificuldade para produzir o texto para postagem, pois, tínhamos que identificar as atividades e subtarefas, relacionadas à uma U.I., onde para cada uma das dimensões, que tínhamos feito em outras atividades, dividindo-as em 10 subtarefas sequenciais. No primeiro momento, houve uma facilidade para apontar algumas atividades, entretanto, para identificar as subtarefas sequencialmente, tivemos mais dificuldades.

Nesta atividade ainda, escolhemos uma das tarefas relacionadas à U.I., e mostramos o fluxo interno de suas subtarefas, para fazer a modelagem do diagrama de atividades. Em nossa maioria, escolhemos as atividades realizadas pelo software para elencarmos as subtarefas, e tivemos algumas dificuldades para realizar o diagrama. No entanto, acabamos entendendo a atividade e definindo como deveria ser feito.

Na atividade 3, tivemos que escolher um dos setores sugeridos para representar seus subsistemas, que foi unanime a escolha da Brinquedoteca e Hora do Conto, onde cada um contribuiu para o trabalho. Primeiro, a Daiana fez a modelagem sistema e subsistemas, também definiu atores, funcionalidades essenciais e desejáveis, juntamente com a Ana Carolina, em seguida o Genilson fez o diagrama de caso de uso contendo as funcionalidades, e por fim, eu (Ana Paula) fiz o diagrama de atividades ao qual escolhemos em conjunto (Emprestar livros).

Acredito, quanto a integração e comunicação do grupo já melhoramos bastante, estamos conseguindo definir e dividir as tarefas em conjunto, sempre respeitando a opinião de cada um.

Referências

Blog Sustentabiliarte, Brinquedoteca e sua história, Associação Brasileira de Brinquedotecas. Disponível em: <https://sustentabiliarte.wordpress.com/2013/09/16/brinquedoteca-e-sua-historia/&gt;. Acesso em: 27 maio. 2016.

Prefeitura de Itanhaém. Departamento de Comunicação Social. Disponível em: <http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/junho/lar_espirita_crianca_jose_anchieta_atua_ha_mais_30anos_oasis.html>. Acesso em: 27 maio. 2016.

SESC, Rio Grande do Sul. Projeto Contação de Histórias é desenvolvido na Biblioteca Sesc Passo Fundo.  Disponível em: <https://www.sesc-rs.com.br/unidade/unidadenoticia.php?id=2845#.V0pQnvkrJkg>. Acesso em: 27 maio. 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s