Grupo 5 – Rocelle

Planejamento do teste de usabilidade

Propósito

Verificar se o software atende as necessidades e expectativas das bibliotecas diante de seus usuários, bibliotecários e outras U.I.

Equipe envolvida

Assistente de Estatística, Bibliotecário Gestor, Profissional de TI.

Ambiente de teste

O ambiente de teste possivelmente desenvolvido em um laboratório de Informática ou em uma sala com um desktop com câmera e câmeras no teto, software gratuito para monitoramento de imagem, áudio e faz analise final.

Participantes

Bibliotecário auxiliar que já atue na biblioteca, Outra UI que troca informação pelo software com a biblioteca e dois usuários distintos, ou seja, que tenha utilizado alguma vez o software e outro que não utilizou ainda.

Critérios e métricas de usabilidade

tabela usabilidade

 Funcionalidades escolhidas

  • Emprestar Itens

Para emprestar itens é necessário fazer um cadastro no sistema que assim as abas de empréstimo estarão acessíveis. Para que ele seja realizado, selecione o menu Circulação, a opção Cadastro de usuários. Selecione o menu circulação, opção Empréstimos e devoluções. Na parte pesquisar leitor insere o nome do leitor que vai levar o livro e a matricula e depois na parte pesquisar exemplar escolhe a obra agora pressione o botão emprestar.

  • Cadastrar Obra no Acervo

Para cadastrar uma nova requisição, selecione a opção Novos registros referentes à requisição, diferentes daquela dos fornecedores.  Após editar/ preencher o formulário, selecione a opção Salvar para armazenar o registro. Se você optar por Cancelar, as informações serão perdidas.

  • Catalogar Obra

No menu Catalogação, selecionar a opção Bibliográfica. Selecionar o botão Novo Registro e abrimos a tela de cadastro, desse modo o participante devera completar o restante dessa etapa.

 

  • Compartilhar Registros da Base de Dados com outra U.I.

Acessar catálogos de outras bibliotecas, como o participante já trabalha no local esse terá que acessar e compartilhar com outra U.I. seus dados, em um prazo estimado de 20 minutos

  • Gerar Carteirinha Usuários

Após encontrar o(s) leitor (es), use o botão Selecionar usuário para adicioná-lo(s) à lista de impressão de carteirinhas.

  •  As etapas detalhadas do teste

Primeiro será feito um pré-teste e um Checklist, para evitar imprevistos.

O teste terá três etapas

Primeira etapa:

Envio de questionários a 10 pessoas, selecionando duas com características distintas de acordo com os requisitos para participação no teste. Depois de selecionado serão enviados convites por e-mail incentivando a participação de ambos e já deixando claro o objetivo da aplicação do teste.

Segunda etapa:

A aplicação do teste terá o auxilio de um software de monitoramento, para analise de como os usuários se portam diante do software. O teste será aplicado individualmente e o usuário ficara sozinho na sala, sendo observado por uma câmara de dentro da sala.

Terceira etapa:

Entrevista com o facilitador e o observador sobre a experiência com o software, onde o facilitador vai conversar com o entrevistado e o observador fazer as analises, anotações e observações estando todos em uma mesma sala todos dentro da sala.

Por ultimo os usuários que participaram poderão fazer impressões e cópias de qualquer material que necessitem no período de uma semana, como crédito pela sua participação. participação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s