Grupo 4 – Tatiane

Este post se refere à atividade para o dia 11 de maio.

O propósito do teste?

O propósito é para certificar que o software vai satisfazer os objetivos desejados e avaliar os requisitos necessários para atender as funcionalidades escolhidas. Para assim propor rapidez, facilidade e segurança nos serviços de aquisição, catalogação e empréstimos.

A equipe interna envolvida;

Será composta por um moderador, dois observadores e três usuários (participantes).

A configuração do ambiente de teste;

LabTest_Tatiane

 

Os usuários selecionados;

Participará do teste um usuário da área de processamento técnico; um usuário da área de aquisição; um usuário da biblioteca;

Critérios e métricas de usabilidade;

Critérioss

Métricas:

– Número de passos na execução de determinada tarefa;

– Número de acessos à ajuda;

– Tempo de execução da tarefa;

– Satisfação Subjetiva;

As funcionalidades escolhidas e como elas deverão ser executadas no sistema?

Todos os usuários necessitam de login e senha para acessar o sistema:

O responsável vai cotar itens com fornecedores: no sistema na aba fornecedores está disponível suas respectivas obras com informações e valores dos itens.

O mesmo cotará a obra mais viável e com valor acessível, clicando no botão “solicitar” para adquirir a obra.

Para cadastrar a obra no acervo, o responsável clicará na aba de cadastro no sistema, logo vai preencher os campos exigidos e clicar em confirmar para inserir e salvar na base de dados.

Para catalogar a obra, na aba de catalogar já vai estar importado algumas informações do pré-cadastro, apenas completará a catalogação preenchendo os campos exigidos, vai clicar em salvar, atualizando o acervo em tempo real. No final do dia sempre é efetuado o backup automático.

O usuário precisa ter um cadastro no sistema, para assim informar o login e a senha. Clicará na aba de Emprestar itens, e clicando no botão empréstimo vai poder filtrar as obras e pesquisar por vários tipos de buscas. Selecionar a obra desejada e concluindo finalizando o empréstimo.

 

As etapas detalhadas do teste;

Etapas 1: O moderador direcionou os usuários em uma sala para executar o teste. Explica-lhe aos usuários o roteiro para executar as tarefas (não atrapalhando no ato do teste).

Etapa 2: Com todos preparados no laboratório, dispara o cronômetro e os 2 usuários começam a executar as tarefas de processamento técnico e aquisição das obras no software. O outro usuário executa as tarefas do empréstimo das obras. Os 3 ficam na companhia do moderador para verificar os passos das tarefas e as reações dos mesmo pela câmera.

Etapa 3: Na outra sala está os dois observadores, onde observam as reações e dificuldades dos usuários, para assim opinar na conclusão do teste.

Etapa 4: Os usuários concluírem as tarefas, o moderador para o cronômetro, agradece os usuários e dispensa.

Etapa 5: O moderador e os observadores interagem sobre o teste para avaliar se os objetivos e requisitos desejáveis vão atender as necessidades. E analisam os critérios mencionados se estão sendo cumpridos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s