Grupo 1 – Rosane Pinho

Atividade 1_Etapa 3 – Atividade do dia 04 de Maio de 2016.

Funcionalidades escolhidas:

  • Adquirir Obra
  • Cadastrar Obra no Acervo
  • Gerar Carteirinha Usuários
  • Gerenciar Relatórios Internos de Funcionamento
  • Catalogar Obra.

Propósito do teste medir efetividade e a satisfação do usuário quanto as funcionalidades do site.

Ambiente de realização do teste de usabilidade foi pelo site da Biblioteca Escola (fictícia). A avaliação será feita numa sala de ambiente físico com computadores individuais para cada usuário, onde terão acesso à internet.

Equipe interna envolvida

  • Usuários (estudantes de Biblioteconomia),
  • Um analista-programador,
  • Bibliotecário.Critérios e métricas de usabilidade
    Tamanho  da fonte e adequado Sim Não
    Rodapé segue os padrões da ABNT
    O layout é intuitivo?
    As funcionalidades de acessibilidade satisfazem o usuário?
    O sistema é integrado com outros dispositivos além do PC (Mobile, Tablets, etc)?
    Os links funcionam corretamente?
    O site é bem alimentado de informações (possui um acervo satisfatório)?
    Permite a visualização de texto de forma integral?
    O tempo de resposta é satisfatório?
    Possui a função de backup automático?

    Tarefas  para os usuários:

    • Cadastrar usuário,
    • Fazer buscas sobre obras,
    • Montar uma estante virtual,
    • Gerar relatórios,
    • Catalogar uma obra.

    Realização  do teste:

    O teste será realizado em uma sala/laboratório alocada na UFSC com alunos da biblioteconomia com qualquer nível de conhecimento de computadores. Para desempenhar as tarefas, serão criados logins de acesso que darão os privilégios necessários.
    O site já estará online e cada usuário deverá completar suas tarefas de forma individual. As instruções, que serão passadas por meio de slides em um projetor, são:

    Cadastrar  usuário,

    Para essa tarefa, o tester deverá acessar a área de cadastro de usuários e preencher com os dados do novo usuário de forma correta. Se obtiver sucesso, o sistema informará que o novo usuário foi adicionado com sucesso a base de dados, caso contrário o sistema avisará de um possível erro no preenchimento dos dados.

    Fazer buscas sobre obras,

    O aluno receberá uma pilha de 5 livros (que constam na base de dados do sistema) de diferentes autores e áreas. Ele deverá acessar a área de busca e preencher os campos da melhor forma possível.

    Catalogar uma obra.

    Para esta tarefa, o aluno utilizará a mesma pilha de livros. O aluno deverá cadastrar esses livros com o prefixo “[teste]”. Ele deverá acessar a área de catalogação e então preencher com os dados dos livros.

    Montar uma estante virtual,

    O aluno deverá planejar uma estante de biblioteca dentro do sistema. Para tal, na área de “montagem de estante”, ele deverá configurar o tamanho e espaço da estante e depois buscará livros (escolhas livres) para adicionar ao seu inventário. Após a seleção, ele deverá arrastar os ícones gráficos que representam os livros selecionados aos slots vazios da estante virtual. Ele poderá a qualquer momento retirar ou buscar e adicionar mais livros ao seu inventário. Ao finalizar a montagem, o sistema gera uma imagem da estante simulada.

    Gerar relatórios,

    Na geração de relatórios, o aluno receberá uma pergunta (relacionada a biblioteca) e deverá escolher uma das ferramentas de relatório disponível no site (de preferência a que melhor se adeque a suas necessidades) e então customizar de forma que retorne dados satisfatórios. O site oferece um acompanhamento de entrada e saída de obras, Inventário, acompanhamento de atividades de usuários, finanças e burocráticos.

    Avaliação:

    Cada usuário desempenharão as tarefas indicadas e na sequência responderão o questionário com suas experiências.  No próximo passo o analista-programador juntamente com o bibliotecário farão a análise dos dados obtidos e tomarão decisões de negócios (corrigir erros, melhoramento, retirar opções). Por fim, o analista-programador irá planejar a próxima etapa de melhoramento do site (organizar tarefas, codificar).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s