Grupo 06- Ana Carolina Sanches.

Este post é referente a etapa 3- Atividade do dia 04 de maio de 2016.

O teste de usabilidade se dará  com participantes representativos que irão avaliar o grau que um produto se encontra em relação a critérios específicos de usabilidade (RUBIN, 1994).

A equipe interna envolvida (participantes) será um bibliotecário por formação, o avaliador,  o avaliador responsável pelo monitoramento e o usuário (externo). Como teste se dará em ambiente de biblioteca (pública) não existira um padrão de usuário. Haverá a utilização de uma sala e  câmeras que estarão instaladas para o registro dos eventos. O avaliador se sentará em uma cadeira ao lado dos participantes e utilizará uma prancheta com o formulário para coleta de dados  para anotar os detalhes do teste.

Uma vez que o questionário é validado por toda a equipe,  elabora-se um sistema de notação. Os critérios podem ser estabelecidos através de pesos sendo o coeficiente (1) Dispensável. este peso é atribuído a um critério que é considerado desnecessário para a biblioteca. O coeficiente (2) Importante. Este peso é atribuído a um critério que pode ser interessante para a biblioteca. O coeficiente (3) Indispensável. Este peso é atribuído a um critério imprescindível.

As funcionalidades escolhidas como Emprestar Itens Permitem a categorização do empréstimo, (por exemplo: empréstimo domiciliar, especial e empréstimo entre bibliotecas)?Permitem a definição automática de prazos e condições de empréstimo de acordo com perfil do usuário para cada tipo de documento?Permite a realização de empréstimo, renovação e reserva on-line?

As funcionalidades escolhidas como Catalogar Obra Permitem a construção de listas de autoridades? Permitem a consulta na lista de autoridades durante o cadastramento de um registro?

As funcionalidades escolhidas como Adquirir obra Permitem a inclusão de novos exemplares em um mesmo titulo? Permitem realizar o controle de datas de recebimento do material?

As funcionalidades escolhidas como Cadastrar obra no Acervo Contam um cadastro de entidades com as quais mantem intercambio de publicações? Gera etiquetas com códigos de barras?

As funcionalidades como Gerar Carteirinha de Usuário Possui um sistema de aplicação de multas? Permite a realização de um cadastro de perfis de usuário?

Através de um teste  de avaliação o mais comum, simples e direto dos testes, pode ser conduzido no início ou no meio do ciclo de desenvolvimento do produto, geralmente depois que o desenho fundamental ou organização do produto foi estabelecido. Seu propósito é expandir o que foi conseguido no teste de exploração avaliando a usabilidade em um nível baixo de operações e aspectos do produto.

Escolhidas as funcionalidades é necessário verificar o que se quer testar através de um questionário, depois define-se  a equipe envolvida e o ambiente a ser utilizado, em seguida os critérios e o tipo de teste, por fim é feito o relatório.

 

 

 

Referências:

FERREIRA, Katia Gomes. Teste de Usabilidade. Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Ciência da Computação. Especialização em Informática: Ênfase : Engenharia de software. 2002. Disponível em: <Teste de Usabilidade – iMasters>. Acesso em: 08 de ma. 2016.

RUBIN, Jeffrey. Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design and Conduct Effective Tests. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1994. 330 p.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s