GRUPO 5 – ALAN DE SOUZA BIEGO

Este post se refere a atividade 1 da etapa 3 para o dia 11 de maio.

PLANEJAMENTO DE TESTES DE USABILIDADE

  • Dentre as funcionalidades listadas abaixo, escolher cinco para testar a usabilidade.

– Emprestar itens

– Cotar itens com o fornecedor

– Adquirir obra

– Cadastrar obra no acervo

– Gerar carteirinha usuários

– Gerenciar utilização de auditórios

– Divulgar notícias recentes da U.I.

– Gerenciar relatórios internos de funcionamento

– Catalogar obra

– Compartilhar registros da base de dados com outra U.I

  • As funcionalidades escolhidas são as seguintes:

1 Adquirir obra

2 Emprestar itens

3 Gerar carteirinha de usuários

4 Catalogar obra

5 Cadastrar obra no acervo

PLANEJE UM TESTE DE USABILIDADE, QUE DESCREVA:

  • O propósito do teste (o que se quer testar com relação às funcionalidades escolhidas?)

R: Será um teste de verificação, ou seja, certificar de que o software cumpra com os objetivos desejados. O teste terá o propósito de verificar a satisfação do usuário em relação à utilização das funcionalidades escolhidas, se esta fácil de usar e verificar a maneira de como o usuário atinge seus objetivos.

  • A equipe interna envolvida:

R: Usuário, avaliador, avaliador responsável pelo monitoramento.

  • A configuração do ambiente de teste

R: Utilização de duas salas, sendo que, uma sala será para o teste e a outra servira para observação. Na primeira sala haverá uma mesa com computador que será utilizado no teste, uma cadeira para o usuário e logo atrás outra cadeira para o avaliador, uma câmera focada no usuário e outra câmera focada no na tela de interação; Na segunda sala, a de observação, contará com um computador de monitoramento, um leptop e o avaliador responsável pelo monitoramento.

  • Os usuários selecionados:

    R: Bibliotecário.

  • Critérios e métricas de usabilidade:

     R: Interface intuitiva; número de passos na execução de determinada tarefa; tempo de execução da tarefa; números de erros.

  • As funcionalidades escolhidas e como elas deverão ser executadas no sistema

As funcionalidades escolhidas deverão ser executadas de forma ágil e precisa, sem dificuldades.

  • As etapas detalhadas do teste

– Estabelecer a equipe: Bibliotecário, avaliador e avaliador responsável pelo          monitoramento.

– Definir o tipo de teste: teste de verificação.

– Estabelecer objetivos e métricas: verificar a satisfação de uso pelo usuário em relação a cada uma das funcionalidades estabelecidas.

– Selecionar o usuário: Bibliotecário.

– Análise dos resultados: no mesmo instante que o teste terminar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s