Grupo 3 – Vitória

Este post se refere à atividade da Etapa 3  para o dia 11 de maio.

Planejamento de testes de usabilidade

O propósito do teste é verificar as funcionalidades do novo Sistema a ser adquirido pela biblioteca Jurídica (fictícia), com relação a operacionalidade, integração do Usuário, no caso os bibliotecários, com o sistema (apreensibilidade do software, facilidade no uso).

    A equipe interna envolvida

1 avaliador “…responsável por tudo que ocorre durante a sessão de teste. Sua função é interagir com o participante, coletar informações, compilar e comunicar o resultado dos testes para a equipe de desenvolvimento. ” (FERREIRA, 2002 p. 14)

1 Registrador do tempo “Pessoa responsável por registrar o tempo gasto nas atividades realizadas no teste.” (FERREIRA, 2002 p. 15) 

3 Observadores para assistirem o teste e dar seus Feedback.

    A configuração do ambiente de teste

Terá a configuração de um escritório simples, contando com 1 mesa de trabalho, 1 computador que opere o sistema Windows, 1 impressora conectada ao computador, uma poltrona, bem como sua lista de tarefas. Logo atrás do participante, no lado direito, terá uma poltrona para o avaliador, que estará fazendo anotações em seu formulário de avaliação. Ao canto esquerdo, fora da visão do participante estarão o registrador de tempo a frente e ao fundo da sala os três observadores sentados em poltronas semelhantes à do avaliador. Para evitar fraudes a sala terá 2 câmeras de monitoramento para comprovação da realização dos testes.

Laboratorio_simples

    Os usuários selecionados

Serão selecionados para esses teste 3 usuários, sendo um de cada setor:

1 bibliotecário atendente (Setor de atendimento e empréstimo)

 1 bibliotecário catalogador (Setor de Processamento Técnico)

Gerente (Gerência de Biblioteca)

      Critérios e métricas de usabilidade

metricas

As funcionalidades escolhidas e como elas deverão ser executadas no sistema

  1. 1-Emprestar Itens: O participante devera emprestar 3 livros em sequência, levando aproximadamente 2 min para concluir a tarefa, que envolve selecionar usuário, achar campo para inserir registro da obra, e acionar botão emprestar, pedir senha e concluir empréstimo.
  1. 2- Adquirir Obra: Serão solicitados em uma lista a aquisição de 5 livros e 3 periódicos, que deverão ser inseridos nos respectivos campos, com informações de preços, ISBN ou ISSN, a tarefa está concluída quando imprimir o comprovante de aquisição. O processo levará cerca de 8 min.
  1. 3- Cadastrar Obra no Acervo: serão solicitados que cadastre os 5 livros e três revistas antes adquiridos, a tarefa envolve preencher o formulário corretamente em menos de 10 minutos para cada obra.
  1. 4- Gerar Carteirinha Usuários: para isso terá que primeiro cadastrar o novo usuário no sistema,  o formulário de cadastramento e a impressão da carteirinha deve levar em torno de 8 min.
  1. 5- Catalogar Obra: serão solicitados a catalogação dos mesmos 5 livros e 3 periódicas para serem catalogados, neste processo espera-se que o participante já tenha entendido a sistemática e organização do sistema e leve menos tempo para encontrar a janela correta para catalogar os materiais, que não encontre problema para inserir os dados e conclua o processo em menos de 8 minutos para cada obra.

REFERÊNCIA

FERREIRA, Kátia Gomes. Teste de usabilidade. 2002. 60 f. Monografia de Final de Curso (Especialização em informática) – Centro de Ciências da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s