Grupo 3- Joselaine Titon

Este post é referente á atividade do dia 11 de maio de 2016

Planejamento de teste de usabilidade

Cinco funcionalidades escolhidas

  • Adquirir Obra
  • Cadastrar Obra no Acervo
  • Catalogar Obra
  • Gerar Carteirinha de Usuário
  • Emprestar itens

Propósito do teste:

Testar funcionamento, operacionalidade , interação do usuário com o sistema, adequação, apreensibilidade.

Equipe interna envolvida:

  • Bibliotecário (usuário do sistema)
  • Avaliador
  • Observador

Configuração do ambiente de teste:

O ambiente será composto por uma sala; cadeiras para usuário, avaliador e observador; computador com configurações adequadas, acesso á internet e software instalado; impressora; itens utilizados no teste (livros, etc).

Usuários selecionados:

Serão selecionados para esses teste 3 usuários, sendo um de cada setor: 1 bibliotecário atendente (Setor de atendimento e empréstimo); 1 bibliotecário catalogador (Setor de Processamento Técnico); Gerente (Gerência de Biblioteca).

Critérios e métricas de usabilidade:

Critérios e métricas de usabilidade SIM NÃO
Possui manuais de sistema?    
É fácil de operar e controlar?    
Há erros no sistema?    
Possui retorno?    
Foi acessado ajuda?    
Há tarefas não completadas?    
Há maneiras diferentes de realizar tarefas?    
Possui interface simples?    
Ouve dificuldades apresentadas pelos usuários?    

Funcionalidades escolhidas e como elas deverão ser executadas no sistema:

Ao adquirir a obra, seja por meio de compra, permuta ou doação, deve-se estar em bom estado, sendo assim encaminhado para o cadastramento da obra que vai verificar se já existe uma catalogação ou não. E se não existir uma catalogação da obra no sistema, será então elaborada a catalogação da obra e posteriormente uma etiqueta será gerada. Em seguida, o livro será levado para estante para empréstimo, quando a obra for emprestada o código de barras passará pelo leitor de código, esse procedimento é realizado no balcão de empréstimo. A devolução é feita por meio do cadastro do usuário através do sistema e sua carteirinha de usuário da biblioteca.

As etapas detalhadas do teste:

Primeiro passo – Sentar o usuário selecionado (Processamento técnico ou Setor de referência) em frente ao computador;

Segundo passo – Entregar-lhe o material a ser trabalhado durante o teste Terceiro passo – Dar início ao teste e disparar o cronômetro;

Quarto Passo – Acompanhar o teste e fazer as anotações de acordo com os critérios e métricas adotadas

Quinto passo – Encerrar o teste e parar o cronômetro;

Sexto passo – Agradecer a participação do usuário e dispensá-lo;

Sétimo passo – Avaliador e Observador podem interagir e trocar informações à respeito do teste e fazer as considerações finais em forma de um relatório;

.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s