Grupo 1 – Aline Viani Brito

Atividade 1_Etapa 3 – Atividade do dia 11 de Maio de 2016

5 Funcionalidades

Emprestar Itens

Cotar Itens com Fornecedor

Adquirir Obra

Cadastrar Obra no Acervo

Catalogar Obra

Planejamento do teste de usabilidade

– O propósito do teste (o que se quer testar com relação às funcionalidades escolhidas?)

                O teste visa avaliar o processo de atendimento, tratamento e compra da biblioteca estão de acordo coma operacionalidade esperada, além de medir a interação do usuário com o sistema desenvolvido pela biblioteca e a funcionalidade do mesmo.

– A equipe interna envolvida

                A equipe interna envolvida são os profissionais responsáveis pela aquisição, tratamento técnico e atendimento ao usuário (bibliotecários)

 – A configuração do ambiente de teste

                O ambiente do teste será em uma biblioteca escolar, onde participam em uma sala os profissionais do tratamento técnico, numa segunda sala os profissionais responsáveis pela aquisição, em um terceiro ambiente os profissionais que lidam com o atendimento e por fim um questionário direcionado ao público da biblioteca. Podendo ocorrer mutuamente ou não.

– Os usuários selecionados

                Os usuários selecionados são, bibliotecários do tratamento técnico, do atendimento e os profissionais bibliotecários, responsáveis pela aquisição.

– Critérios e métricas de usabilidade

Seleção, Aquisição e Catalogação:

Realiza alimentação e ou atualização de dados on-line?

Permite realizar o controle de datas de recebimento do material adquirido?

Permite realizar o controle de fornecedores?

Gera etiquetas com código de barras?

Gera etiquetas para lombada?

Maturiadade:

Apresenta falhas com frequência?

Recuperabilidade:

Tem processo automático de recuperação?

Possui a funcação backup automático?

Inteligibilidade:

É fácil entender o conceito e a aplicação?

Apreensibilidade:

É fácil de aprender a usar?

Tempo:

O tempo de resposta é satisfatório?

 

– As funcionalidades escolhidas e como elas deverão ser executadas no sistema

                As funcionalidades escolhidas são:

Emprestar Itens – O usuário deve emprestar 5 itens no auto atendimento, onde irá digitar o usuário, efetuar a leitura de código de barrar e digitar a senha. Tem 10 minutos como tempo esperado.

Cotar Itens com Fornecedor – O usuário deve efetuar uma lista de livros a serem comprados e enviar aos fornecedores, aguardando o feedback, obtendo o menor preço para compra. Possui tempo indeterminado para teste (até que todos os fornecedores respondam as informações)

Adquirir Obra – Adquirir a obra implica em ter concluído a etapa de Cotar Itens com Fornecedor e enviar para o setor financeiro para efetuação da compra. Possui tempo indeterminado.

Cadastrar Obra no Acervo – A obra deverá ser conferida com a lista de compras, cadastrada quanto as suas características. Tem como tempo estimado 30 minutos.

Catalogar Obra – O usuário deve tratar tecnicamente a obra, incluir essas informações no cadastro da obra e encaminhar para o atendimento. Tem como tempo estimado 45 minutos.

– As etapas detalhadas do teste

Preparar os computadores

Deixar aberta a aba do Pergamum a ser utilizada

Explicar para o usuário como funcionará o teste

Dar o determinado tempo para o usuário realizar o teste (tempo variável de acordo com a tarefa a ser executada)

O usuário executa a tarefa

É dispensado

Começa a preparação para a próxima turma a fazer o teste

 

Aline Viani Brito

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s