Grupo 6 – Ana Paula

Este post refere-se a Atividade do dia 27/04

 

Atividade 1 – Modelagem : Sistemas e Subsistemas

– Setor de Aquisição

Atores:  Usuário – Administrativo/Financeiro – Fornecedor – Doador – Bibliotecário

 

Funcionalidades essenciais:

Usuários sugerem/indicam livros

Bibliotecário analisa as solicitações de compra

Bibliotecário faz o levantamento bibliográfico

Bibliotecário efetua a solicitação do pedido

Administrativo/Financeiro faz a previsão orçamentária

Administrativo/Financeiro elabora a cotação dos materiais

Administrativo/Financeiro deve selecionar os fornecedores

Administrativo/Financeiro efetua a compra de materiais

Doador pode entregar suas obras ao Bibliotecário

Bibliotecário analisa as obras doadas

 

compra doaçao permuta

Fonte: biblioideiaseestudos.com.br

 

A seção de aquisição é responsável pela solicitação dos materiais que a biblioteca necessita. Esta solicitação pode ser feita à partir das sugestões de usuários da biblioteca, observando as indicações da bibliografia básica de cursos, ou mesmo indicações que seriam interessantes aos usuários, estas são enviadas ao setor de aquisição da biblioteca, para saber se há possibilidade de compra.

Primeiramente, o Bibliotecário analisa as solicitações de compra verificando a sua real necessidade para o desenvolvimento de coleções, então faz o levantamento do material já existente na biblioteca, para depois efetuar a solicitação do pedido das obras que por ventura possam não existir no acervo, visando sempre às sugestões de compra. Depois disso, o pedido passa para o setor de compra da instituição, neste caso é o Administrativo/Financeiro, que antes de tudo deve fazer a previsão orçamentária, onde indica os investimentos a serem utilizados para efetuar a compra, de modo a garantir o planejamento para do acervo. Feito isso, o Administrativo/Financeiro elabora a cotação dos materiais, onde torna-se importante a seleção dos fornecedores, buscando àqueles que apresentem melhores condições de atender ao pedido, que sejam confiáveis e que cumpram os prazos estabelecidos, para garantir o envio dos materiais solicitados para a biblioteca, assim finalmente, fazem pedido de material para os fornecedores.

A aquisição de materiais pode ser feita também através de doações, sendo esta uma forma menos morosa do que a anterior. As doações são feitas por pessoas, empresas ou instituições, e é enviada uma carta de agradecimento para estas. As obras doadas passam por uma análise, que é feita pelo Bibliotecário, onde é sujeita aos critérios estabelecidos na política de desenvolvimento de acervo de cada biblioteca, cabendo a ela a decisão de incorporar, repassar ou descartar esse material. O Bibliotecário pode ainda utilizar da permuta de alguns materiais, pois assim é que ocorre a atualização dos materiais do acervo. Este intercâmbio é feito através da troca de publicações da própria Instituição com outras conveniadas, permitindo que haja uma integração entre as instituições, que concerne ao seu acervo e seus serviços.

 

Modelo Sistemas-Subsistemas

 

Atividade 2 – Diagrama de Casos de Uso

trabalho novo info

Referências

Biblioideiaseestudos, Formação e desenvolvimento de coleções – Aquisição. Disponível em: <http://biblioideiaseestudos.com.br/desenvolvimentodecolecoes5/>. Acesso em: 02/05/2016.

Blog do sistema de biblioteca da UCS, Como funciona? Setor de Aquisição. Disponível em: <https://bibliotecaucs.wordpress.com/2015/04/09/como-funciona-setor-de-aquisicao/>. Acesso em: 02/05/2016.

Universidade Ceuma, Políticas do Acervo. Disponível em: <http://www.ceuma.br/portal/politicas-do-acervo/>. Acesso em: 02/05/2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s