GRUPO 5- ALAN DE SOUZA BIEGO

Este post se refere a  atividade 2 etapa 2 para o dia 4 de maio.

QUESTÃ O1 – MODELAGEM SISTEMAS E SUBSISTEMAS

  • Escolha um dos setores abaixo, considerando que os mesmos fazem parte de uma unidade de informação:

           – Setor de reservas de auditórios e laboratórios

          – Setor de limpeza do espaço físico

          – Setor de gestão de TI

          – Setor de aquisição

           – Setor de avaliação interna da qualidade

O setor escolhido é o setor de aquisição.

  •        Para o setor escolhido, defina:                                                                                                    

               No mínimo 5 atores:

               1 Bibliotecário

              2 Bibliotecário auxiliar

              3 Bibliotecário gestor

              4 Usuário

              5 Fornecedor

             No mínimo 10 funcionalidades essenciais:

1 Receber pedido do usuário

2 Analisar necessidade de aquisição de novas obras

3 Verificar entrega da obra

4 Averiguar integridade da nova obra adquirida

5 Registrar obra adquirida

6 Enviar obra para o processamento técnico

7 Avaliar preços

8 Negociar com fornecedor

9 Viabilizar verba

10 Adquirir obras

  • Escreva um parágrafo explicando o cenário escolhido (setor + atores + funcionalidades)

Dentro do cenário escolhido, o setor de aquisição, consta com cinco atores (bibliotecário, bibliotecário auxiliar, bibliotecário gestor, usuário, fornecedor) e dez funcionalidades essenciais (receber pedido do usuário, analisar necessidade de aquisição de novas obras, registrar obra adquirida, enviar obra para o processamento técnico, averiguar integridade da nova obra adquirida, pesquisar pedidos de novas obras, viabilizar verba, avaliar preços, negociar com fornecedor, adquirir obras).

O bibliotecário, juntamente com o bibliotecário auxiliar são os responsáveis por receber pedidos dos usuários e, após analisarem o pedido recebido poderão aceitar ou descartar; possuem a função de analisar as necessidades de aquisição de novas obras para o acervo; verificar entrega da obra; registrar obra adquirida; enviar obra para o processamento técnico; averiguar a integridade da nova obra adquirida, ou seja, se a mesma não sofreu nenhum dano durante a entrega, como por exemplo, página rasgada, má impressão; pesquisar os pedidos de novas obras. O bibliotecário gestor terá a função de negociar com o fornecedor a  quantidade de obras, valores, forma de pagamento; será também o responsável por avaliar preço de obras no mercado; viabilizar verba e adquirir obras. O usuário pode realizar pedidos de obras que não constem no acervo. Por ultimo, o fornecedor, este negociará com o bibliotecário gestor e disponibilizará as obras solicitadas.

  • Represente o cenário escolhido sob a forma de sistema e de subsistemas

imagem

QUESTÃO 2 – DIAGRAMA DE CASOS DE USO

caso de uso-setor aquisição

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