Grupo 1 – Rosane Pinho

Atividade 1 referente ao dia 30/03/2016

1-Como você define uma Unidade de Informação (UI)? Exemplifique.

Uma Unidade de Informação requer que o profissional, em especial os bibliotecários, tenham responsabilidade para atuar dentro do contexto onde a informação se faz necessária.
Seja no nosso dia a dia, no trabalho ou até mesmo em sala de aula. Faz-se necessário que haja bons gestores, a fim de administrar com dinamismo essa nova realidade, seja com ideias ou com novas técnicas para se obter uma boa organização e assim alcançar melhores resultados. É fato que a qualidade de um serviço prestado vai gerar novos desafios e a necessidade de buscar novos conhecimentos.
Para isso um bom profissional deve estar sempre se aperfeiçoando, diversificando os novos saberes dentro do ambiente que atua.

2-Exemplifique serviços essenciais de uma UI (aqueles que se forem retirados descaracterizam a UI).

O acesso as informações tem evoluído a cada vez mais.
A tecnologia enfatiza esses recursos nos mais variados canais de comunicação.
Esse processo compartilha variadas informações como sociais, culturais e econômicas e tem como objetivo qualificar a disseminação da informação, por isso e fundamental essa ligação do profissional capacitado e seu usuário, para o desenvolvimento desses serviços onde esses recursos vão interagir com atributos de qualidade de informação para o progresso da sociedade.

3-Como se estruturam Sistemas de Informação numa UI
Nesse contexto, além de catalogação, classificação e indexação a missão principal é saber gerenciar o armazenamento o processamento e saída de dados, potencializando assim as informações dentro da UI e também para a comunidade que a utiliza. Segundo Cunha (2008, p.37) as unidades de informação consistem em “entidades encarregadas de adquirir, processar, armazenar e disseminar informações com o objetivo de satisfazer as necessidades de informação dos usuários”.
Para isso o profissional precisa saber planejar e tratar com qualidade esses serviços. Le Coadic (1994, p.5), afirma que “a informação é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual”.
Portanto, o conhecimento é a realidade dos nossos dias e a evolução da nossa sociedade.

REFERÊNCIAS

CUNHA, M. V.; SILVA, E. L. A produção do conhecimento na formação de profissionais da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.11, n. 2, 2001.

LE COADIC, Yves- François. A ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos,1996.

TARAPANOFF, Kira et al. Sociedade da informação e inteligência: em unidades de informação. Ciências da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p.91-100, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a09v29n3.pdf&gt;. Acesso em: 29 mar. 2016.

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