Grupo 6 – Ana Carolina Sanches

Este post é referente a atividade do dia 27 de abril.

Exemplificar no mínimo 5 situações de usabilidade (dizer como seria feito), para cada uma das dimensões abaixo, num contexto de uma Unidade de Informação.

Recursos de Software/Aplicações:

soft

Fonte: www.linkedin.com

1. Os recursos de software se aplicara nos programas e nas instituições dadas ao computador e usuário.

2. O banco de dados será uma coleção organizada de fatos e informações.

3. Usabilidade: Capacidade do software ser compreendido, aprendido, usado e apreciado pelo usuário, quando usado nas condições especificadas.

4. Funcionalidade: Capacidade do software de prover funções que atendam as necessidades expressas  e implícitas, quando usado nas condições especificadas.

5. Possibilidade de manutenção: Capacidade do software de ser modificado. Modificações podem abranger correções, melhorias ou adaptações do software. Mudanças de ambiente ou nas especificações funcionais e de requisitos. 

Recursos de Hardware/Equipamentos:

Set of computer hardware icons. Vector illustration.

Fonte: pt.depositphotos.com 

1. Equipamentos para executar as atividades de entrada, processamento e saída.

2. Os teclados e dispositivos de escaneamento automático.

3. Equipamento que pode ler caracteres em tinta magnética.

4. Dispositivos de processamento da unidade central (memória e armazenagem).

5. Dispositivos de saída (telas dos computadores e impressoras).

Recursos  de Dados/Armazenamento:

dados

Fonte: www.doceshop.com.br

1. Criar tabelas financeiras.

2. Criar relatórios.

3. Informações do acervo.

4. Controlar aquisições e doações.

5. Controlar entradas e saídas.

Recursos Humanos/Atores:

atores

Fonte: colegioaristoteles.com.br 

1. Bibliotecários.

2. usuários.

3. Indexadores.

4. Editoras.

5. Fornecedores.

Recursos de Atendimento/ Interface com o usuário:

atendimento

Fonte: www.cctvirtual.bem-vindo.net 

1. Tarefas de comunicação. Atividades que possibilitem que as interações sejam transferidas do produtor para o consumidor.

2. Tarefas de dialogo. Atividades que o usuário dirija e controle a interação com o sistema baseado em computador. 

3. Tarefas de controle. Atividades que possibilitem que o usuário controle as informações e a cognição por meio das quais outras tarefas genéricas ocorrem.

4. Profissionais capacitados nas questões (e resoluções) de normas e referencias.

5. O sistema deve ser simples e de fácil aprendizagem para que o usuário conheça bem o sistema e desenvolva suas atividades.

Recursos de acessibilidade:

acessibilidade

Fonte: www.iau.usp.br 

1. Bibliotecas Digitais.

2. Equipamentos que permitem a leitura de livros (lupa eletrônica).

3 .Acervo em braile.

4. Computadores adaptados para deficientes.

5. Rampas de acesso para cadeirantes e terminais específicos para informações.

Referências:

COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. A Usabilidade nos estudos da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação. Perspectivas em ciência da informação. Belo Horizonte. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362010000100006. Acesso em: 26 abr. 2016.

PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. São Paulo: Makron books, 1995.

 STAIR, R. M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. 2 ed. Rio de janeiro; LTC. 1998.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s