Grupo 3 – Vitória

Este post se refere a atividade do dia 27 de abril.

Situações de aplicação da usabilidade em Bibliotecas Jurídicas.

Fonte: informant
Fonte: informant

 Recursos de Software / Aplicações

1- Empréstimo no Pergamum de forma objetiva e sem muitos passos, para que poupe o tempo do usuário.

2- O Software de Catalogação de fácil aprendizado para o profissional que utiliza com um layout neutro.

3- O cadastramento de usuários com campos bem expostos e organizados, não causando transtornos com a demora do cadastro, otimizando a primeira impressão com a unidade de informação.

4- O registro do ponto de funcionários com informações desnecessárias e que pisquem na tela, onde o funcionário deverá procura o campo certo para inserir sua matricula. (Falta de usabilidade)

5- Software de edição e impressão de etiquetas dinâmico, intuitivo, de fácil aprendizado e flexibilidade na utilização.

 Recursos de Hardware / Equipamentos

1- Código de barra demora a ler ou não ler por motivos que o operador desconhece tendo que optar por utilizar o recurso manual, causando naquele momento insatisfação com o equipamento.

2- Máquina de autoatendimento que não responde rapidamente ao toque causando a irritação do usuário por não ter uma instrução de uso.

3- Botões maus ordenados da máquina de fax que atrapalham a utilidade do equipamento para o usuário.

4- Botões de atalhos no teclado, que aumentam utilidade do equipamento para o usuário.

5- O Scanner planetário com orientações de uso passo a passo em cada estágio.

 Recursos de Dados / Armazenamento

1- O catalogo Online de fácil memorização e flexível, que não precise se descolar em muitas páginas.

2- Memória do registro de ponto com baixa taxa de erros, podendo ter interação com o funcionário.

3- Banco de Dados das câmeras de segurança que ofereça feedback continuamente do que está acontecendo.

4- Dados dos Endereços eletrônicos e físicos para correspondências e fax que previna erros.

5- Dados dos Empréstimos com caminho de fácil memorização com interface interativa.

 Recursos Humanos / Atores

1- Prestação de serviços ágeis pelos funcionários.

2- Interação com o usuário.

3- Interesse em ajudar o usuário.

4- Cordialidade e tempo de resposta em e-mail e afins.

5- Instruções no uso de equipamentos.

 Recursos de Atendimento / Interface com o

Usuário

1- Autoatendimento intuitivo.

2- Meu Pergamum, com visibilidade das funções.

3- Pagina online da biblioteca que deixa em

destaque informações ou ícones importantes.

4- Serviços de referência da biblioteca que trazem satisfação para o usuário.

5- Atendimentos via videoconferência para outros estados evitando situações de erros.

 Recursos de Acessibilidade

1- Piso táteis que cumpram sua utilidade, como por exemplo guia-lo até o balcão de empréstimo.

2- Elevador de cadeiras de rodas onde os botões estão muito altos. (Falta de usabilidade)

3- Rampas de acesso com proteção laterais e táteis para o cadeirante.

4- Sinalização em braile com pouco esforço físico em lugares estratégicos.

5- Orientação áudio e/ou visual com eficácia e eficiência para entendimento do usuário.

REFERÊNCIA:

INFORMANT. [S.l.] : jan. 2014. Disponível em: <in5018blog.wordpress.com/wp-login.php> Acesso em: 28 abr. 2016.

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