Grupo 3 – Luana

Este post é referente a atividade 1 da primeira etapa:

Como você define uma Unidade de Informação (UI)? Exemplifique.

Uma Unidade de Informação tem por função cuidar da aquisição, do processamento, do armazenamento e também da disseminação da informação. Geralmente estas instituições não têm fins lucrativos e tem como uma das principais características a prestação de serviços para os seus usuários e a sociedade em geral. É uma organização viva que não para de crescer. Desta forma, podemos citar como exemplos de Unidades de Informação as bibliotecas, museus, arquivos, centros de documentação, bancos de dados, bases de dados, centros de informação entre outros.

Exemplifique serviços essenciais de uma UI (aqueles que se forem retirados descaracterizam a UI).

Bibliotecas: em uma biblioteca os serviços que mais lhe caracterizam é o atendimento ao público, os seus materiais podem ser digitalizados, manuscritos, impressos ou digitais. As demais características como o conteúdo dos materiais, a acessibilidade, a forma de empréstimo varia muito do tipo da biblioteca, se ela é especializada, comunitária, hospitalar, escolar, pública ou universitária.

Arquivos: as características principais de um arquivo seria a guarda dos documentos que geralmente são únicos e originais, esses documentos podem ser manuscritos, impressos, audiovisuais ou digitalizados. A forma de um arquivo ser organizado também depende muito se ele é pessoal, empresarial, público ou institucional.

Como se estruturam Sistemas de Informação numa UI?

Uma Unidade de Informação precisa de um Sistema de Informação, esse Sistema de Informação pode ser formal ou informal e tem por principal finalidade a organização, o controle e o planejamento da Unidade de Informação, desta forma, ela é organizada a partir de três pontos principais, que seriam: a entrada (que recebe todos os dados), o processamento (que processa todos os dados recebidos) e a saída (que gera o resultado e auxilia na tomada de decisões). Podemos citar como exemplo de Sistema de

Informação os Hardwares (que são os monitores, impressoras, teclados, mouses), os Softwares (como o Pergamum), banco de dados, redes e até mesmo as pessoas (que seriam os operadores do Software e do Hardware).

Anúncios

Publicado por

luanamagarinos

Estudante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s