GRUPO 5- ALAN

Este post se refere à atividade que deve ser enviada até o dia 27 de abril.

ETAPA 2

ATIVIDADE 1

USABILIDADE EM U.I.

EXEMPLIFICAR NO MÍNIMO 5 SITUAÇÕES DE APLICAÇÃO DE USABILIDADE (DIZER COMO SERIA FEITO) PARA CADA UMA DAS DIMENSÕES ABAIXO, NUM CONTEXTO DE UMA U.I:

 

RECURSOS DE SOFTWARE/APLICAÇÕES:

1- INTERNACIONALIZAÇÃO: Opção de escolher outros idiomas.

2- TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO: utilizando a opção tutorial, o usuário poderá entender como é que o software funciona.

3- PESQUISA AVANÇADA: pesquisa por título, assunto, ator.

4- BOTÃO DE RETORNO: selecionar o botão de retorno para poder voltar a pagina anterior.

5-  AUMENTO DA FONTE: opção de poder aumentar o tamanho das letras.

 

RECURSOS DE HARDWARE/EQUIPAMENTOS

1- UPS (fonte de energia ininterrupta): utilizar para que as maquinas não sejam afetadas em caso de queda de energia.

2- PLOTEERS: opção para realizar impressões maiores. Exemplo: mapas, plantas, desenhos, etc.

3- SCANNER: utilização do scanner para digitalizar documentos.

4- TECLADO ANTIDERRAPANTE: teclado com revestimento de borracha, evitando-se assim o deslizamento durante o seu manuseio.

5- TECLADO PARA CANHOTO: teclado com as teclas numéricas localizadas ao lado esquerdo do teclado.

 

RECURSOS DE DADOS/ARMAZENAMENTO

1- DATA WAREHOUSE: pode ser usado como um armazém de dados para armazenar dados históricos, fornecendo informações de suporte a decisões.

2- DICIONÁRIO DE DADOS: permitira armazenar definições de elementos de dados, padrões de utilização, propriedade, relacionamentos e segurança. Com o dicionário de dados o usuário poderá identificar dados existentes no banco de dados, a estrutura dos dados, formato dos dados e utilização.

3-PEN DRIVE: utilizar no computador através de conexão USB, podendo extrair ou incluir dados no computador.

4- HD EXTERNO: utilizado para armazenar uma maior quantidade de dados. Para utilizá-lo é necessário conectá-lo no computador por meio de conexão USB.

5-DROPBOX: utilizado para armazenar dados na nuvem e acessá-los de qualquer lugar. Para utilizá-lo é preciso que se crie uma conta no site do programa e baixá-lo. Pra incluir dados na pasta do programa é preciso selecionar e arrastar o arquivo para dentro da pasta.

 

RECURSOS DE ATENDIMENTO/INTERFACE COM USUÁRIO

1- SCANNER PLANETÁRIO: o usuário precisa colocar o livro com a face para cima e em seguida selecionar a opção digitalizar. O salvamento da digitalização pode ocorrer pelo pen drive ou e-mail.

2-NEAR FIELD COMUNICATION (NFC): o usuário utilizaria um tablet ou celular que, aproximando-o do livro desejado, recebera informações do mesmo por meio de um campo de radiofrequência.

3- QR CODE: realizando o escaneamento desse código, pode passar a ser um trecho de texto ou um link que irá redirecionar o conteúdo em algum site.

4-REALIDADE AUMENTADA: este aplicativo permite que o usuário, utilizando um tablet, tenha uma visão ampliada de forma digital. Pode ser usado em livros, sendo um auxílio no ensino.

 

RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

1- ESCADA: para poder alcançar livros em locais mais altos na estante.

2- AUDIOLIVRO: utilizado para atender pessoas com deficiência visual.

3- LIVRO EM BRAILLE: atender pessoas com deficiência visual.

4- PISO TATIL: importante para ajudar pessoas com deficiência visual.

5- TREINAMENTO DE USUÁRIOS: visitas marcadas e guiadas.

REFERÊNCIAS:

PAULA, Sonia Nascimento de; CARVALHO, José Oscar Fotaninide. Acessibilidade a informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia. Ci.inf., Brasília, DF, v.38, n.3, p.64-79, set/dez., 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a05>. Acessado em: 28/04/2016.

SILVIA, Patrícia Maria. O comportamento dos usuários de bibliotecas em sistemas de informação. Transinformação, Campinas, p. 255-263, set./dez.,2008. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/search_result.php&gt;. Acesso em: 25 março 2016.

ARAPANOFF, Kira; ARAðJO JÚNIOR, Rogério Henrique de; CORMIER, Patricia Marie Jeanne. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a09v29n3.pdf&gt;. Acesso em: 26 mar. 2016.

 

 

 

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