Grupo 2 – Emmanuel

USABILIDADE EM UNIDADE DE INFORMAÇÃO

download1

Recursos de Software / Aplicações

Tornar o software mais ágil, mais rápido no sistema operacional;

Utilização de planilhas, cálculos e gráficos para complementar pesquisas através de programas adequados;

Utilização do software que propiciem maior automatização dos serviços, havendo mais tempo vire destinado ao usuário;

Facilitar o processo de ensino-aprendizagem através de editores de texto, uso de Feeds por meio de RSS;

Facilitar o usuário ao lembrar como realizar uma determinada tarefa após algum tempo de uso, bem como oferecer cursos sobre os recursos disponíveis na biblioteca.

CAPA-USABILIDADE1

 

Recursos de Hardware / Equipamentos 

Melhorias na Performance dos PCs;

Colocar monitores  voltados para idosos, com tamanhos de teclas para melhor uso na operação dos menus e displays maiores, que facilitam a visualização do que está sendo escrito;

Diminuição no tamanho, peso e custo dos hardwares portáteis – empréstimo de tablets;

Aumentar  sensibilidade do toutch screen nos terminais dos usuários, diminuido o tempo de acesso a informação;

Possibilitar o uso de Scanner, com possibilidade de gravar em pendrive ou envio por email das informações..

images

Recursos de Dados / Armazenamento 

Que a interface de sites da biblioteca  não sejam tão poluídas, com muitas informações;

Que seja permitido efetividade no armazenamento da informação em nuvens;

Que exista confiabilidade e segurança no dados armazenados através da base de dados;

Facilitação na arquitetura da informação que permita sua acessibilidade e usabilidade, como exemplo busca avançada e operadores boleanos;

Uso de pendrives, bloco de notas, planilhas e editores de texto pelos usuários

images (2)

Recursos Humanos / Atores

Auxiliar de biblioteca para que seja possível de efetuar transações, como: emprestar e renovar o empréstimo de um livro;

Que seja possível a interação entre os usuários através de rede social;

Que seja possível se informar,  pesquisar, adquirir novos conhecimentos através do uso de programas desenvolvidos pelos  programador responsável pela biblioteca;

Bibliotecário  possa monitorar, controlar, fazer uso de métricas sempre quando necessário;

Outros atendentes possíbilitando o uso da criatividade, do entretenimento, e do lúdico;

una-testes-de-usabilidade-aula-01-e-02-63-728

Recursos de Atendimento / Interface com o Usuário 

Melhorias na navegabilidade, diminuindo as dificuldades que o usuário tem de acessar a informação, uso de tutoriais nos sites;

Evitar o uso excessivo de recursos multimídia, tais como vídeo, cores, imagens e textos que venham comprometer a visualização dos usuários no site;

Criação de grupos e comunidades na biblioteca para usuários com as mesmas necessidades, desejos, gostos e hábitos, desenvolvendo o espaço interativo;

Serviços de FAQ e contate-nos.

Fornecimento de equipamentos de autoatendimento

download

Recursos de Acessibilidade

Acesso ao computador sem teclado, para pessoas com deficiência física, utilizando um periférico de reconhecimento de voz;

Aluno da universidade que a partir do uso de seu número de matrícula tem acesso a várias bases de dados de forma gratuíta;

Acervo da biblioteca de livro em braile para deficientes visuais;

Atendente na biblioteca de pessoas que se comuniquem em libras para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva;

Acervo de audio-livros para deficientes visuais;

Eliminação de barreiras arquitetônicas, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência motora.

download2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s