Grupo 1 – Madeleine

Atividade 1, 2 e 3 referente ao dia 6 de abril de 2016.

ATIVIDADE 1

Exemplificar no mínimo 10 recursos para cada uma das dimensões abaixo, num contexto de uma Unidade de Informação:

Recursos de Software / Aplicações –

Automação (Pergamum, Biblivre)

Software elaborador de etiquetas (Pimaco)

Serviços de diretório (Active Directory do Windows Server)

Software de processamento de texto e planilhas (Libreoffice)

Software de limpeza (Ccleaner)

Software de formatação de acordo com as normas da ABNT (Monografando)

Sistema operacional (Linux, Windows)

Software antivírus (AVG)

Navegadores (Google Chrome)

Software de webcam (CyberLink)

 

Recursos de Hardware / Equipamentos –

Computadores

Notebooks

Impressora

Impressora de carteirinhas

Leitor de código de barras

Scanner

Teclado

Monitor

Mouse

Webcam

 

Recursos de Dados / Armazenamento –

Pen-drive

CD-ROMs/DVDs

HDs

Armazenamento na nuvem (Dropbox)

Banco de dados

Repositórios em espaço digital

Bases de dados nacionais e internacionais

Livros

Periódicos

Servidores de banco de dados

 

Recursos Humanos / Atores –

Bibliotecário (atendimento)

Bibliotecário (processamento técnico)

Bibliotecário (conservação e restauração)

Bibliotecário (gestor)

Recepcionistas

Estagiários

Técnico em TI

Serviços gerais

Seguranças

Usuário interno (funcionário da instituição)

 

Recursos de Atendimento / Interface com o Usuário –

Interface de busca no acervo

Interface de busca em bases de dados

Interface de busca em repositórios

E-mails automáticos enviados aos usuários sobre suas reservas, empréstimos e atrasos

Capacitação dos usuários quanto à utilização dos recursos informacionais da unidade

Capacitação dos usuários quanto à utilização de bases de dados

Carteirinhas para usuário da biblioteca

Maquinas de autoatendimento

Recursos para auxiliar a padronização de acordo com as normas da ABNT

Informações online sobre a instituição, acervo, divulgação de noticias, horários de funcionamento

 

Recursos de Acessibilidade –

Acervo em braile

Audiobook

Acesso à internet

Ampliador de tela

Vídeos com interpretes de libras

Programas de reconhecimento de voz

Livros digitais

Elevador

Estantes baixas

Pisos táteis

 

ATIVIDADE 2

Definir um cenário dentro de uma Unidade de Informação fictícia que possua os recursos exemplificados na Atividade 1.

O cenário escolhido foi o uma instituição jurídica que possui sua própria biblioteca especializada. Onde os usuários da biblioteca são os próprios funcionários da instituição.

Fazer uma análise de requisitos para o cenário definido, indicando:

As funcionalidades essenciais (mínimo 5)

Dentro deste cenário, as funcionalidades essenciais são: Os computadores, impressoras, sistema operacional, software de automação, acesso à internet, navegadores, bibliotecário (processamento técnico) e servidores de banco de dados.

As funcionalidades desejáveis (mínimo 5)

Confecção de carteirinhas de usuário com foto, utilizando a webcam, o software de webcam e a impressora de carteirinhas. Etiquetas com código de barras nas lombadas dos livros. As capacitações de usuários. Audiobooks, estantes baixas e elevadores.

As necessidades de informatização

As necessidades se centram na utilização de ferramentas de informática que auxiliarão os funcionários e usuários a diminuir seu tempo nas atividades, aumentando a produtividade e satisfação, como a utilização do software de formatação de acordo com as normas da ABNT e os e-mails automáticos enviados aos usuários sobre suas reservas, empréstimos e atrasos. Também se vê necessário a inclusão dos recursos de acessibilidade aos usuários portadores de alguma deficiência, como acervo em braile, vídeos com interpretes de libras e programas de reconhecimento de voz.

 

ATIVIDADE 3

Modelar no VioletUML um Diagrama de Casos de Uso que represente o cenário definido

O diagrama deverá conter relações do tipo “Include” e “Extend” e relações do tipo Generalização/Especialização entre dois atores e também entre dois casos de uso

Violet bibliotecário.jpg

Fonte: autor

Escrever 2 ou 3 frases explicativas do cenário modelado no diagrama

1 – Bibliotecário (processamento técnico) e Bibliotecário Atendimento, se caracterizam como tipos de um Bibliotecário, Bibliotecário sendo um supertipo.

2 – Bibliotecário (processamento técnico) realiza atividades obrigatórias (include) como: classificar, catalogar e indexar. Dentro de a categoria indexar existe a obrigatoriedade de haver palavras chaves (include) e a opção de resumo (extend) para o documento.

3 – Os Bibliotecários como atividade opcional podem, Bibliotecário (processamento técnico) colar etiquetas nos livros e Bibliotecários (atendimento) devolver livros às estantes. Atividades que, na presença de um estagiário, podem ser realizadas por ele.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s