Grupo 1 – Aline Viani Brito

Atividade 1, 2 e 3 referente ao dia 6 de abril de 2016.

Atividade 1

Exemplificar no mínimo 10 recursos para cada uma das dimensões abaixo

-Recursos de Software / Aplicações

Avast

Google Chrome

Excel

Word

Power Point

Windows Explorer

Photoshop

Corel Draw

Paint

Moodle

-Recursos de Hardware / Equipamentos

Computadores

Scanner

Digitalizadora

Impressora

Pen drive

HD

Placa mãe

Processador

Placa de vídeo

Placa de rede

-Recursos de Dados / Armazenamento

Banco de dados Xml

HD

Livros

Periódicos

Obras de referência

Mapas

CD-ROM´S

Teses

Banco de dados Google Drive

Banco de dados Dropbox

-Recursos Humanos / Atores

Bibliotecários (processamento técnico)

Bibliotecário (atendimento ao usuário)

Bibliotecário (especializado em conservação e restauração)

Bibliotecário (gestor)

Auxiliar de biblioteca

Estagiários

Recepcionistas

Seguranças

Serviços gerais

Técnico de informática.

– Recursos de Atendimento / Interface com o Usuário

Interface de busca no acervo

Interface de busca em bases de dados

Interface de busca em repositórios

Capacitação em bases de dados

Manuais digitais

Tutoriais para navegação e pesquisa

Máquinas de autoatendimento

QR Codes

Softwares de captura de imagens

Painéis informacionais

– Recursos de Acessibilidade

Teclado Virtual

Scanner de mesa com tradução em braile

Vocalizador

Piso tátil

Elevador

Audiolivros

Livros digitais

Acervo em braile

Ampliadores de tela

Janelas com interpretes de libras no site da unidade

Atividade 2

Definir um cenário dentro de uma Unidade de Informação fictícia que possua os recursos exemplificados na Atividade 1

O cenário dentro de uma unidade de informação fictícia foi uma biblioteca escolar.

As funcionalidades essenciais (mínimo 5) são Avast, Google Chrome, Computadores, Impressora, Livros, Mapas, Bibliotecários (para o atendimento e para o processamento técnico), uma Interface de busca no acervo, Tutoriais para navegação e pesquisa, Acervo em braile e Livros digitais.

As funcionalidades desejáveis (mínimo 5) são Photoshop, Corel Draw, Digitalizadoras, Scanner, Bases de dados, Banco de dados XML, Estagiários, Serviços gerais, Manuais digitais, Capacitação em bases de dados, Scanner de mesa com tradução em braile e Vocalizador.

As necessidades de informatização concentram-se aos serviços de acessibilidade e atendimento, proporcionando o contato dos alunos com a tecnologia a fim de obter resultados positivos no processo de aprendizagem.

Atividade 3

Modelar no VioletUML um Diagrama de Casos de Uso que represente o cenário definido

Diagrama_Aline

Escrever 2 ou 3 frases explicativas do cenário modelado no diagrama

1)O cenário modelado possui o ator bibliotecário com relação de generalização/especialização com o ator bibliotecário atendimento e com o ator bibliotecário processamento.

2)O ator bibliotecário processamento tem relação de Include com o caso de uso classificar, indexar e catalogar, já que os mesmos são serviços essenciais na unidade de informação fictícia. O ator bibliotecário atendimento tem relação de Include com atendimento que engloba os casos de uso de emprestar e cadastrar o novo usuário na biblioteca. E possui relação de Extend com capacitar e com o caso de uso contar histórias, se tratando de uma biblioteca escolar.

Aline Viani Brito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s