Grupo 4 – Tatiane

Este post refere-se à atividade do dia 06 de Abril

Identificar e dar exemplos elementos de sistemas de informação numa unidade de informação.Os cinco elementos básicos de um SI são: os recursos de hardware (ex: computadores, discos), recursos de software (ex: Pergamum, manuais, normas), recursos de dados (ex: livros, periódicos.) e recursos de pessoas (ex: usuários, funcionários, especialistas em SI).

De que forma estes elementos podem atuar em conjunto?Para fazer o processo, todo SI precisa de equipamentos, ou seja, os recursos de hardware. O processo para ser executado, precisa de procedimentos e mecanismos que processam os dados, temos assim os recursos de software. É justamente o recurso de software que dá as regras, descrições e instruções de como as coisas são feitas. Os recursos de dados é o que fornece o material para o SI. O recurso humano muitas vezes são a parte mais importante e negligenciada de um sistema de informação. As pessoas que são responsáveis pela produção e operação do software, a construção e manutenção do. É para as pessoas que o resultado do sistema é destinado e são elas que determinam o sucesso ou a falha.

Considerando um sistema de Informação inserido numa Biblioteca fictícia qualquer, podemos supor que em um serviço de empréstimo a Entrada seria o título de um livro, por exemplo. Seu Mecanismo de Processamento de Dados será o software adotado pela biblioteca em questão, como o Sábio, por exemplo. O registro do empréstimo faz parte do processo, para isso requer normas de empréstimo. A Saída seria o livro emprestado. Com esse respectivo processo, o Objetivo do SI é o de controlar os empréstimos. O Ambiente pode ser tanto interno (dentro da biblioteca), como externo (entre bibliotecas). Além do ambiente físico, pode ser o virtual. Os Recursos utilizados neste caso seriam o recurso humano (bibliotecário, usuário) recursos de software (o software adotado pela biblioteca, normas de empréstimo), recursos de hardware (computadores, terminais de empréstimo e outros equipamentos utilizados no processo), recurso de dados (o livro em si) e recursos de rede (a Internet). Há feedback através dos usuários referente ao atendimento e a agilidade do sistema. O Bibliotecário é o responsável principal que executa o controle na Unidade de Informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s