Grupo 2 – Emmanuel

Post referente a atividade do dia 06 de abril

12

Com o intuito de identificar e dar exemplo de elementos do sistema de informação em uma unidade de informação, foi criado hipoteticamente um serviço de indexação por um bibliotecário em uma biblioteca qualquer. Primeiramente foi verificado a funcionalidade do processo, criando o seu fluxo a partir desta verificação.

Processamento técnico manual

EntradaBibliotecário recebe o livro adquirido através de um processo de seleção do acervo e faz uma leitura dinâmica do mesmo.

Processamentobibliotecário elabora um resumo do livro e retira a partir da leitura suas palavras-chave, extraindo desta forma os elementos de indexação.

SaídaComo resultado obtém termos indexadores livres ou controlados e um texto resumo do livro.

13

Processamento Automatizado

EntradaBibliotecário coloca os dados em um Software (subsistema da biblioteca) podendo ser Pergamum, Sophia, incluindo as palavras chaves e o resumo do livro no sistema informacional.

Processamentosistema operacional computadorizado

SaídaLista de índice, Tesauro, Banco de Dados, Marc 21, Palavras-chave, etc

14

Tendo em vista o crescimento exponencial do volume de publicações e materiais que colocam na web ao longo dos anos, foram desenvolvidas técnicas de recuperação de informação para responder às necessidades dos usuários de unidades de informação, digitais ou físicas/tradicionais. A ferramenta importante desenvolvida dentro deste  processo para auxiliar a recuperação do dado ou informação é denominada índice, que vem a ser uma coleção de termos que indicam o local onde a informação desejada pode ser localizada e recuperada

Objetivo da realização da atividade executada pelo bibliotecário na Unidade da Informaçãorecuperação da informação, satisfação das necessidades e desejos do usuário.

15

 

AMBIENTE  

 Físico:  pode ser qualquer tipo de biblioteca.

16

Virtual: pode ser um Tesauro, Base de dados, Portal, Sistema   Pergamum ou Sophia, MARC, Lista de Indice

17

18

RECURSOS

Humanos bibliotecário, auxiliares, usuários

SoftwarePergamum, Sophia

Hardwaremáquina da biblioteca, terminal de consulta, PC individual de pesquisa

Dadospalavras-chave, resumo, tesauro, base de dados

Rede intranet –  terminal dentro da biblioteca, extranet – o sistema Pergamum e Sophia permitem que as bibliotecas participantes possam compartilhar informações de processamento técnico.

19

20

 

FEEDBACK

22                           21

Existe feedback através de comentários dos usuários em referência ao seu atendimento, bem como dos bibliotecários, utilizando o feedback e os sistema de informação e  a web – através de relatórios efetuam o levantamento de  índice de revocação e precisão, número de acessos  no sistema de recuperação de informação (responsável pelo armazenamento e recuperação automática de documentos – geralmente textos, que são objetos de dados), como também permitirá auxiliar na avaliação do sistema.

Estas informações serão de suma importância para o bibliotecário para que faça ajustes no seu planejamento estratégico na gestão da informação, faça correções nas indexações em que não existe número positivo de precisão, ajuste em demandas efetuadas pelos usuários que não foram atendidas.

23

24

 

Referências:

SACK, H. NPBibSearch: An ontology augmented bibliographic search. In: Proceedings 2nd Italian Semantic Web Workshop. Trento, Italy, 2005.

SPINK, A.; WOLFRAM, D.; JANSEN, B.J.; SARACEVIC, T. Searching the Web: The public and their queries. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.52, n.3, 2001

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s